Onde encontrar o enxofre?

Perguntado por: rpadilha6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O enxofre é considerado um elemento abundante, constituindo cerca de 0,03% da crosta terrestre. Na sua forma natural, é encontrado em fontes termais, áreas vulcânicas e em depósitos sedimentares.

Foram considerados alimentos ricos em enxofre: abacate, acelga, aipo, alho, amendoim, batata-doce, brócolis, castanha, cebola, couve-de-bruxelas, couve-flor, ervilha, gengibre, goiaba, jaca, lentilha, maçã, melancia, melão, milho, mostarda, nabo, nozes, ovo, Page 3 99 Nutrição Brasil 2018;17(2):97-103 rabanete, repolho ...

É extraído pelo processo Frasch, processo responsável por 23% da produção, que consiste em injetar vapor de água superaquecido para fundir o enxofre, que posteriormente é bombeado para o exterior utilizando-se ar comprimido.

EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE: Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar. Por ingestão: Considerado essencialmente não tóxico por ingestão.

O enxofre em pó tem as propriedades queratolítica, antiacnéica, antisseborreica e escabicida. É um tipo de pó microcristalino, amorfo e na cor amarela do tipo pálido. Trata acne vulgar, a pediculose, as dermatites seborreicas e a escabiose.

Ele serve na redução das dores musculares e cólicas diversas. na pele, o enxofre é essencial, mantém a pele lisa, jovem e brilhante, aumentando a produção de colágeno e queratina. Especialmente indicado para os casos de acne, rosácea, pele seca, escamosa ou coceira e tratamentos de psoríase, eczema, caspa e escabiose.

Na natureza, as rochas ígneas são a fonte primária de enxofre, normalmente como sulfato.

Sua produção foi originalmente como enxofre elementar pro- veniente de depósitos de origem vulcânica, posteriormente passou a ser recuperado a partir de sulfetos (pirita) e atualmente, a maior produção é através do refino de petróleo e recuperado a partir de gás natural e de metalurgias de metais não ferrosos.

O enxofre promove a recuperação das propriedades seborreguladores da pele, atuando também para os casos de seborreia seca ou úmida e nos casos de psoríase e possíveis alergias, melhorando o aspecto da pele do animal.

O oídio do cajueiro, doença que na última década vem devastando pomares em todo o País, pode ser controlado com a aplicação de enxofre – um produto inócuo à saúde humana e ao meio ambiente e apropriado para cultivos orgânicos.

INDICAÇÃO : ENXOFRE DIMY é indicado para o controle de ácaros e também possui efeito nutricional nas plantas. MODO DE USAR: Misturar 30g do produto em 10 litros de água. PRECAUÇÕES : Não aplicar o produto nas horas mais quentes para evitar a queima das folhas.

Enxofre + Peróxido de Benzoíla é um medicamento somente para uso externo; evite o contato com a mucosa da boca, olhos, pálpebras e outras mucosas, em feridas ou na pele irritada. Se eventualmente isto ocorrer, lave com água em abundância.

O composto irrita o nariz, a garganta e os pulmões causando tosse, falta de ar, chiado no peito, catarro e crises de asma. Os indivíduos asmáticos ou com doenças crônicas de pulmão e coração e as crianças são mais sensíveis aos efeitos do dióxido de enxofre.

No corpo humano, o enxofre integra processos como o desenvolvimento do tecido conjuntivo, aquele responsável pela sustentação e nutrição entre os tecidos do corpo, além de participar da produção de colágeno. Não só, ele também está ligado à secreção da bile, fortalece a imunidade e mantém o cabelo saudável.

O enxofre é um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-bacterianas. Por isso, sabonetes à base de enxofre são muito indicados para auxiliar no tratamento da pele acneica, pois diminuem a oleosidade e aliviam inflamações.

Como usar o Ácido Salicílico + Enxofre?

  1. Aplicar em substituição ao sabonete comum, na face, couro cabeludo ou áreas afetadas, usando água morna e massageando sua espuma com a ponta dos dedos por alguns minutos.
  2. Enxaguar bem.
  3. Repetir a aplicação 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico.

Para casos moderados ou graves de acne, o enxofre também pode ser usado, mas geralmente em combinação com outros ingredientes – como por exemplo o ácido salicílico, a sulfacetamida de sódio ou o peróxido de benzoíla.