Onde encontrar avaliação neuropsicológica pelo SUS?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Infelizmente o SUS não oferece de imediato uma avaliação neuropsicológica. Apenas a atenção terciária, isto é, hospitais de referência contam com tais profissionais. Caso você faça acompanhamento em algum hospital, você pode verificar junto à equipe que o/a acompanha se seria viável solicitar uma avaliação.

Mas lembre-se de que somente profissionais especialistas podem aplicar a avaliação neuropsicológica. Assim, é essencial que o avaliador seja um Psicólogo com formação em Neuropsicologia. Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado e uma clínica habilitada para fazer a avaliação neuropsicológica.

Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

Uma opção é procurar pelos serviços de Psicologia das faculdades (públicas ou particulares), que oferecem gratuitamente ou a baixo custo.

Existem testes neuropsicológicos validados para avaliar crianças á partir de 2 anos e meio de idade. Porém o trabalho de avaliação neuropsicológica para esta idade vai além dos testes, levando em consideração uma série de fatores comportamentais da criança e ainda da família.

A avaliação neuropsicológica dura de 6 a 8 sessões dependendo da queixa e do que precisa ser avaliado. O valor depende da quantidade de consultas que serão realizadas.

MEU PLANO DE SAÚDE COBRE O EXAME? A avaliação neuropsicológica não é um procedimento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS). Portanto, este tipo de exame não pode ser realizado pelo plano de saúde.

Criança e Adolescentes com TDAH
A avaliação neuropsicológica é realizada por um psicólogo especialista na área através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente e vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Como é feita a avaliação neuropsicológica? A realização da avaliação neuropsicológica ocorre por meio de testes e questionários padronizados com o objetivo de identificar habilidades e limitações de uma pessoa. Assim, esta ferramenta apoia o diagnóstico desde transtorno, como o autismo, até doenças, como o Alzheimer.

Você não precisa de um encaminhamento médico para fazer uma Avaliação Neuropsicológica. Se houver alguma queixa de memória ou atenção, por exemplo, que esteja prejudicando seu desempenho no trabalho ou na escola, você mesmo pode procurar um profissional habilitado para realizar a Avaliação Neuropsicológica.

O laudo neuropsicológico é o desfecho concreto decorrente da avaliação e será utilizado não apenas pelo paciente, mas também por sua família e pela equipe de profissionais que, eventualmente, envolvam-se com a demanda do paciente.

A avaliação neuropsicológica é feita entre duas a cinco horas, mas o tempo pode ser bem maior dependendo da complexidade do problema enfrentado pelo paciente.

A avaliação psicológica consiste em avaliar as condições psicológicas emocionais de uma pessoa por meio de hipóteses, já a avaliação neuropsicológica consiste em apurar minuciosamente questões das funções cognitivas por meio de testes psicológicos.

O que tem no laudo neuropsicológico?

  1. Relato dos pais (no caso de crianças e adolescentes);
  2. Relato de outros profissionais (quando houver);
  3. Autorrelato (quando houver);
  4. Observação do comportamento no consultório;
  5. Resultado dos instrumentos aplicados.
  6. Síntese;
  7. Conclusão;
  8. Conduta sugerida.

Hoje em dia, um neuropsicólogo pode fazer o mesmo teste online e ao vivo com você, usando sistemas computadorizados avançados e precisos. Esses testes ajudam o seu médico a avaliar suas diferentes habilidades cognitivas e oferecem o melhor diagnóstico e tratamento ou programa de reabilitação.