Onde encontrar ácido fólico natural?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua, amendoim, mas em quantidades insuficientes para suprir as ...

Boas fontes de ácido fólico incluem verduras de folhas verdes cruas, aspargos, brócolis, frutas (especialmente frutas cítricas), fígado, outras vísceras, levedura seca e pães, massas e cereais enriquecidos.

Estudos de laboratório demonstram que o uso do metilfolato oral gera a presença de folato no sangue assim como o ácido fólico.

Portanto, nunca se deve tomar ácido fólico por conta própria, devendo-se sempre fazer exames de sangue antes e procurar orientação médica para sua reposição.

Pegar muito sol diminui os níveis de ácido fólico no organismo | GZH.

Banana: além de potássio e magnésio, a fruta possui grande quantidade de ácido fólico e vitamina B6. Inhame: o tubérculo é excelente fonte de grupo do complexo B de vitaminas. Ele fornece necessidades diárias adequadas de vitamina B6, vitamina B1, além de riboflavina, ácido fólico, antioxidantes e vitamina C.

Muitas frutas contêm ácido fólico, mas as frutas cítricas têm um teor ainda mais alto desse nutriente, com destaque para a laranja, que apresenta cerca de 50 mcg de ácido fólico em um copo de suco. Além do abacate ser rico em ácido fólico, também é uma excelente fonte de ácidos graxos, vitamina K e fibras alimentares.

(Ácido fólico)
A deficiência de folato é comum. Pode resultar de ingestão inadequada, má absorção e uso de vários fármacos. A deficiência produz anemia megaloblástica (indiferenciável daquela decorrente de deficiência de vitamina B12). Deficiência materna aumenta o risco de defeitos do tubo neural ao nascimento.

O metilfolato, é a forma melhor absorvida do ácido fólico pelo nosso organismo, ou seja, após a ingestão de ácido fólico temos que transformá-lo em metilfolato, para que consiga realizar suas funções.

Nos alimentos, está presente na forma de conjugados de folato que são hidrolisados no intestino, por ação de uma peptidase dependente de zinco. Logo, a deficiência do zinco pode comprometer a absorção do ácido fólico.

Também chamado de folato, o ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, precisamente a B9. Muitos derivados de folato são encontrados no sistema biológico, enquanto a forma sintética dessa substância é recebida por meio do consumo de alimentos fortificados e suplementos vitamínicos.

O folato (vitamina B9) é encontrado em alimentos como feijões, vegetais verde escuros, frutas cítricas como a laranja, ovos, fígado, carnes, frutos do mar, entre outros. No Brasil, tem-se a fortificação mandatória (obrigatória) das farinhas de trigo e milho com ácido fólico, que é a forma sintética do folato.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.