Onde é usado o terraceamento?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.

A importância do terraceamento agrícola vai muito além do cultivo de terras que, de outra forma, não são adequadas para a agricultura. Além disso, o plantio em terraceamento evita a erosão do solo e contribui para sua conservação.

O terraço pode ser considerado como um tipo de quintal localizado na parte mais alta de prédios e casas. É uma estrutura que, geralmente, é feita para receber luz solar direta, não possuindo cobertura ou com cobertura parcial.

O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas.

O terraceamento é uma prática que evita a erosão do solo, retém a água no terreno e mantém a produtividade e a fertilidade do solo. A técnica consiste na construção de terraços para reduzir o escoamento da água da chuva.

O terraceamento foi criado pelos incas, antiga e desenvolvida civilização americana. A técnica foi desenvolvida tanto para aumentar os terrenos cultiváveis como para proteger o solo. Na Cordilheira dos Andes, onde viviam os incas, a maior parte dos terrenos é alta, havendo poucas áreas planas.

Na volta, corte a terra, jogando-a de baixo para cima — o processo deve ser repetido até a base do terraço ficar com 1,5 metro a 2 metros de largura e a altura alcançar mais de 70 centímetros. Podem ser necessárias até 10 passadas de arado até o terraceamento ser considerado pronto.

Classificados conforme a capacidade de retenção ou não de água, existem ainda dois tipos de terraços: de armazenamento e de drenagem. Os terraços de armazenamento — ou terraços de infiltração ou nível — permitem, por meio da retenção das águas das chuvas, sua infiltração no solo.

O processo de terraceamento utiliza escavação e movimentação da camada superficial do sulco para formar terraços adequados ao cultivo. A prática permite a retenção da água em cada camada, reduzindo sua velocidade ao descer morro abaixo, possibilitando uma distribuição mais uniforme em cada nível.

Com um domínio da produtividade agrícola gerado pelos terraços Incas, foi natural que se pudesse cultivar e preservar diversas variedades do milho e da batata, os principais alimentos consumidos pelos Incas.

Uma limitação apresentada por esse tipo de terraço é que a remoção da camada mais fértil do solo prejudica o desenvolvimento das plantas na área que foi raspada. Além disso, por requerer grande movimentação de terra, seu custo de construção é elevado.

Uma técnica comumente utilizada pelos agricultores na lavoura, aliada ao Sistema de Plantio Direto (SPD), é a chamada rotação de culturas.

Quais os 6 principais sistemas de plantio?

  1. Plantio convencional. O sistema de plantio convencional consiste nas práticas tradicionais para preparação do solo e semeadura no leito preparado. ...
  2. Plantio direto. ...
  3. Cultivo mínimo. ...
  4. Plantio aéreo. ...
  5. Plantio a lanço. ...
  6. Plantio em linha.

Os terraços evitam que a água escoe pela lavoura, carregando adubo e matéria orgânica. Nas propriedades onde o sistema está consolidado, os nutrientes ficam seis vezes mais concentrados no solo.

O principal objetivo é a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido.

A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo, muito empregada em terraços no sul da Ásia. A agricultura de jardinagem é um tipo de agricultura de subsistência, cuja aplicação mais comum é realizada no sul do continente asiático, mais precisamente nas áreas onde predomina o clima de monções.

O Sistema Plantio Direto (SPD) é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para fins agropecuários. Caracteriza-se pela busca incessante da rentabilidade do sistema agrícola produtivo por meio da máxima expressão dos potenciais genético, edáfico e ambiental.

Como evitar a erosão do solo? É necessário que o terreno tenha uma cobertura superficial. A cobertura da superfície é um fator importante para controlar a erosão pluvial, pois reduz o impacto das gotas de chuva e também reduz a velocidade da água que flui sobre a terra.