Onde é usado o número de Euler?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

As aplicações do número de Euler são inúmeras e derivam de uma série de outros fenômenos importantes, que são encontrados não só nas finanças, mas economia, física, engenharia, biologia, astronomia e etc, e que validam a teoria de que há certa harmonia entra a matemática e a natureza.

2,718281

Alguns livros citam este tópico ao final do capítulo, geralmente denominado Sistemas de Logaritmos, como se fosse um apêndice, um pequeno acréscimo de informação, apresentando o número de Euler como um número irracional aproximado por 2,718281, citando que este valor é obtido utilizando-se uma calculadora eletrônica.

Depois de um grande lapso de tempo, Maor (2008) destaca que o número de Euler surge no estudo desenvolvido por Napier, de forma indireta, em 1618, com relação à descoberta dos logaritmos.

Leonhard Euler

Leonhard Euler e o número e
Euler demonstrou, em 1737, a irracionalidade deste número, utilizando como base o desenvolvimento de uma fração contínua. Foi ele ainda o responsável por determinar o desenvolvimento da série por meio da fatoração. tal que: e = 1 + 1/1!

V – A + F = 2
Onde V é o número de vértices, A é o número de arestas e F é o número de faces do poliedro. Essa relação é válida para todo poliedro convexo, mas existem alguns poliedros não convexos para os quais ela também pode ser verificada.

O método de Euler é uma ferramenta numérica que aproxima valores para soluções de equações diferenciais.

Entre suas contribuições mais conhecidas na matemática moderna estão a introdução da função gama, a relação entre o cálculo diferencial de Leibniz e o método das fluxões de Newton e a resolução de equações diferenciais com a utilização do fator integrante. Euler foi o primeiro a tratar seno e cosseno como funções.

A relação de Euler é uma igualdade que relaciona o número de vértices, arestas e faces em poliedros convexos. Ela diz que o número de faces mais o de vértices é igual ao número de arestas mais dois.

Euler começou a se interessar pela matemática e fenômenos físicos ainda criança, através de brinquedos que envolviam ambos, seu pai lhe deu um livro de álgebra que o fez admirar ainda mais essa área que seria de grande importância em sua vida, cuja maior parte foi vivida na Alemanha e Rússia, onde publicou cerca de 886 ...

O número é um número irracional, ou seja, não é possível escrevê-lo em forma de fração com numerador e denominador inteiros, portanto, ele possui infinitas casas decimais não periódicas. infinitamente.

O número e é uma constante matemática que é a base dos logaritmos naturais.

Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

A descoberta do número de ouro começou com Hípaso, membro da escola pitagórica, que estudou sobre a incomensurabilidade no triângulo retângulo isósceles. Tomando como objeto de análise o pentágono regular, a questão da incomensurabilidade foi esmiuçada uma vez mais.

O formato Scientific exibe um número em notação exponencial, substituindo parte do número por E+n, no qual E (expoente) multiplica o número anterior por 10 para a potência n. Por exemplo, um formato científico de 2 decimais exibe 12345678901 como 1,23E+10, que é 1,23 vezes 10 à décima potência.

Na matemática, existe uma equação que é famosa por sua beleza: a identidade de Euler. Ela já foi comparada a grandes obras de arte, como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, com o David de Michelângelo e com um soneto de Shakespeare que “captura a mesmíssima essência do amor”.

Os poliedros em que a relação de Euler é válida são chamados de eulerianos. É importante notar que todo poliedro convexo é euleriano, porém nem todo poliedro euleriano é convexo.

Platão

Platão foi um filósofo grego que deu grandes contribuições para o desenvolvimento da matemática. Os sólidos ou poliedros de Platão é a forma como são conhecidos os cinco sólidos estudados a fundo por ele e seus seguidores.

Nascido em Basileia (Suíça) no século XVIII, Leonhard Euler reparou em algo que antes tinha escapado a todos. Descobria assim uma das equações mais belas da matemática: a fórmula para os poliedros.

Equações diferenciais é uma ferramenta matemática que podemos usá-la para resolver problemas da vida real. O objetivo da modelagem de uma equação diferencial é encontrar a taxa de variação com o tempo das grandezas que caracterizam o problema.

Leonhard Euler

Leonhard Euler (1707-1783)
Vivendo de 1707 a 1783, ele é considerado o maior matemático que já caminhou neste planeta. Diz-se que todas as fórmulas matemáticas têm o nome da próxima pessoa depois de Euler que as descobriu. Euler assumiu as rédeas do cálculo onde Newton e Leibniz pararam.

  • Elementos de Álgebra (1765)
  • Introduction to Analysis of the Infinite: Book I
  • Opera Omnia Leonhard Euler (1911)
  • Letters to a German Princess (1768)
  • Introdução à Análise dos Infinitos (1748)
  • Institutiones calculi differentialis (1748)