Onde é usado o histograma?

Perguntado por: ochaves9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O objetivo de um histograma é ilustrar como uma determinada amostra de dados ou população está distribuída, dispondo as informações de modo a facilitar a visualização da distribuição dos dados. Ao mesmo tempo, ressalta a localização do valor central e da distribuição dos dados em torno deste valor central.

Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.

Um gráfico de barras é composto por barras traçadas num gráfico. Um histograma é um gráfico representando uma distribuição de frequência; as alturas das barras representam frequências observadas. Em outras palavras, um histograma é uma composição gráfica de dados usando barras de diferentes alturas.

Um histograma funciona melhor quando o tamanho de amostra for de pelo menos 20. Se o tamanho de amostra for muito pequeno, cada barra no histograma pode não conter pontos de dados suficientes para demonstrar precisamente a distribuição dos dados.

Os histogramas podem ser utilizados para exibir graficamente uma gama enorme de dados, comparar o resultado de um processo com suas especificações, verificar o número de não conformidades e é claro, suportar a análise de dados para tomada de decisões.

Histograma é uma ferramenta aliada da gestão da qualidade, trabalhando com a coleta de dados e distribuição em gráficos para a análise da atividade da empresa. Tal técnica é também conhecida como Diagrama de dispersão de Frequências, onde é realizada a distribuição de frequências de atividade do negócio.

Histograma é um gráfico que avalia o brilho de uma imagem representando a frequência de cada tom como um valor em um gráfico de barras. O eixo horizontal começa com uma cor preta pura no lado esquerdo do histograma, passa por sombreados, tons médios e realces, até chegar ao branco mais brilhoso no lado direito.

Outro nome para designar um histograma é “diagrama de dispersão de frequências”.

Um histograma é uma visualização gráfica de dados usando barras de diferentes alturas. Em um histograma, cada barra agrupa números em intervalos. As barras mais altas mostram que mais dados estão nesse intervalo. Um histograma exibe a forma e distribuição de dados amostrais contínuos.

O Histograma foi utilizado pela primeira vez em 1883 pelo advogado e estudioso em estatística francês André-Michel Guerry, onde ele descreveu sua análise estatística sobre o histórico de crimes ocorridos em Paris. A palavra histograma teria surgido do termo inglês “historical diagram”.

Sobre Histograma, é correto afirmar que: É um tipo de gráfico de barras que apresenta de forma clara a distribuição de um grupo de dados. Histograma, também conhecido como Distribuição de Gauss, é uma das mais importantes distribuições da estatística.

O histograma pode ser classificado em tipos como: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado. De modo geral, pode ser construído com intuito de interpretar determinada quantidade de dados, ilustrá-los em gráficos e analisar comparativamente eventuais processos.

O histograma foi criado em 1895 por Karl Pearson, e é uma representação de um conjunto de dados de forma agrupada e gráfica, para verificar quão dispersos os dados estão, ou seja, avaliar os dados de frequência.

O histograma de mão de obra (também conhecido como histograma de recursos humanos) é uma espécie de representação gráfica dos recursos humanos que expressa uma distribuição de frequências.

O histograma de recursos é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que é usada para visualizar a quantidade de recursos, como mão de obra, equipamentos ou materiais, necessários para realizar as tarefas em um determinado projeto.

Gráficos de barras geralmente são usados para ajudar a evitar desordem quando a legenda de dados é longa ou se você tiver mais de 10 itens para comparar. Eles são fáceis de entender e criar.

Clique na opção Todos os Gráficos, selecione Histograma e depois OK. OBS: Outro caminho possível é Inserir > Inserir Gráfico de Estatística > Histograma.

Gráfico de linha
Os gráficos de linhas têm a função de revelar tendências e mudanças ao longo do tempo. Deve ser usado quando se deseja representar um conjunto de dados contínuos.

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.

  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Para construir o histograma de uma imagem grayscale (256 tons) é necessário totalizar o número de pixels para cada uma das intensidades possíveis. O histograma pode ser construído usando a contagem absoluta ou relativa (em porcentagem). k = total de pixels com nível de cinza k.