Onde e usado o eletromagnetismo?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A teoria eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que propiciam maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito.

O magnetismo surge da movimentação dessa carga elétrica e, como resultado, surgem as ondas eletromagnéticas. Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.

Dessa forma, podemos utilizar suas propriedades para criar diversos dispositivos como cartões magnéticos,motores elétricos,forno-microondas, antenas de transmissão de dados, aparelhos de ressonância magnética e até transformadores de tensão.

A percepção da existência do eletromagnetismo levou ao desenvolvimento de transformadores, motores e geradores elétricos e até mesmo da comunicação sem fio. A partir disso, os cientistas tiveram maior embasamento para desenvolver seus estudos, levando a novas invenções e a consequente evolução das tecnologias.

A importância do magnetismo
Ele está dentro de fábricas especializadas na produção dos componentes pneumáticos utilizados em aparelhos industriais, ou de motores responsáveis pelo funcionamento de diversos equipamentos e até em eletrodomésticos de uso comum, como as batedeiras.

5 benefícios do magnetismo para a saúde

  1. Aumento contínuo da circulação sanguínea. ...
  2. Alívio rápido da dor. ...
  3. Diminuição da inflamação. ...
  4. Aumento da regeneração das células. ...
  5. Prevenção do envelhecimento precoce.

São ondas capazes de se propagar no vácuo
As ondas eletromagnéticas são aquelas capazes de se propagar no vácuo e formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético. Graças a esse tipo de onda as pessoas podem ver TV, acessar a internet, ouvir música e esquentar a comida no micro-ondas.

A luz é um exemplo de onda eletromagnética! O micro-ondas, o rádio e os aparelhos utilizados nos exames de radiografia são outros exemplos da presença das ondas eletromagnéticas.

Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Existem muitas formas de energia eletromagnética, incluindo raios gama, raios X, radiação ultravioleta, luz visível, radiação infravermelha, microondas e ondas de rádio. A energia eletromagnética é uma forma invisível de energia na forma de onda transversal.

O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.

As ondas eletromagnéticas são produzidas quando cargas elétricas livres são aceleradas ou quando elétrons ligados a átomos e moléculas sofrem transições para estados de menor energia.

A força eletromagnética é um tipo de interação que envolve diretamente as seguintes partículas elementares: prótons e elétrons. Mas é importante destacar que, de uma forma ou de outra, essa interação atinge todas as outras partículas conhecidas, com exceção do gráviton e do neutrino.

De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade (que inclui a lei de Coulomb), lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz.

Consiste na ideia de um individuo possuir qualidades que façam com que outras pessoas gostem de ficar em sua companhia. Características como simpatia, confiança, amizade, consideração e respeito são básicas para que determinada pessoa consiga desenvolver um “magnetismo pessoal”.

São geradas por algum tipo de estímulo, que pode ou não ser periódico, isto é, pode ou não se repetir com regularidade. São exemplos de ondas: ondas eletromagnéticas (luz visível, radiação infravermelha, raios ultravioletas, ondas de rádio), som, vibrações e terremotos.

As ondas de rádio e tv ou a comunicação através da telefonia celular ou internet sem fio são exemplos das ondas eletromagnéticas que utilizamos no dia a dia e que são essenciais para a vida moderna.

Ondas eletromagnéticas no dia a dia
Vejamos a seguir alguns exemplos. Ondas de rádio: são utilizadas na transmissão de sinais de rádio, celular e televisão. Essas ondas possuem uma frequência baixa e um maior comprimento de onda. Micro-ondas: são utilizadas em telecomunicações (Wi-fi), radares e em eletrodomésticos.