Onde é usado o Código Morse?

Perguntado por: laparicio4 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Código Morse foi o sistema padrão utilizado na comunicação marítima até 1999, quando foi substituído pelo Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima.

É o caso do SOS (sequência de: ponto-ponto-ponto barra-barra-barra ponto-ponto-ponto). O SOS é usado para sinalizar perigo e muito traduzido como "save our souls" e "save our ship" (salvem nossas almas e salvem nosso barco, respectivamente, na tradução do inglês).

ondas mecânicas (som), conhecido por morse acústico; sinais visuais (luzes acendendo e apagando); ondas eletromagnéticas (sinais de rádio).

O código Morse é uma alternativa útil para o envio de dados para ouvintes em canais de voz, pois muitos repetidores de rádio amador, por exemplo, são capazes de transmiti-lo, mesmo que eles sejam utilizados para comunicações de voz.

Um ponto pode ser considerado como a unidade de tempo básica no código Morse. O fechamento do interruptor por 3 unidades de tempo, ou 3 pontos, representa o que se chama traço. O espaçamento é muito preciso. Pequenos espaços entre os pontos e os traços formam uma letra.

  • Samuel Morse
  • Alfred Vail

Um Código 143 é simplesmente dizer “eu te amo” muito rapidamente em um novo relacionamento.

Quando se fala em códigos, geralmente, nos vêm em mente algo que seja secreto, ou que seja do conhecimento de poucas pessoas. Existem vários tipos de códigos: - Código Comercial; - Código Penal; - Código Civil; - Código de Barras; - Código Genético; - Código Morse.

O que muitas pessoas não sabem é que as letras SOS não significam absolutamente nada além do que apenas isso: um sinal de socorro e alerta. Normalmente, o código é associado como sendo uma sigla de expressões como "Save Our Ship" ("Salvem nosso navio", em inglês), ou mesmo "Save Our Souls" ("Salvem nossas almas").

Com o passar do tempo, esse código ficou universalmente conhecido como um aviso de perigo e, por ser vastamente usado na navegação, acabou sendo associado com expressões como “Save Our Ship” (“Salve nosso navio”, em tradução livre) ou “Save Our Souls” (“Salve nossas almas”, também em tradução livre).

Se estivermos próximos de outro barco, podemos pedir socorro simplesmente movimentando os braços para cima e para baixo ou, à noite, usar uma lanterna para emitir o sinal SOS — três lampejos rápidos (de um segundo cada), três lampejos longos (de cinco segundos cada) e três lampejos rápidos — do código morse.

O telégrafo foi um equipamento de comunicação inventado, em 1837, por um pintor chamado Samuel Morse. Utilizava a corrente elétrica para enviar pulsos que continham uma mensagem codificada em pontos ou linhas. O código utilizado na comunicação do telégrafo recebeu o nome de código Morse, também inventado pelo pintor.

Como traduzir código Morse

  1. Insira o conteúdo que deseja traduzir (código de texto ou pontos e traços) na célula de entrada.
  2. Clique em qualquer lugar fora da célula ou dentro da célula de saída. O resultado traduzido estará lá instantaneamente.
  3. Para ouvir a versão em áudio da mensagem Morse, clique no botão Reproduzir.

Aprender código Morse não será fácil; é como aprender um novo idioma.

Samuel Morse

A invenção do Código Morse está totalmente ligada à do telégrafo elétrico em 1836, que também foi obra da mesma pessoa, o físico norte-americano Samuel Morse.

Resposta: São 30 as palavras do código morse.

A primeira mensagem enviada em código morse por longa distância viajou de Washington, D.C, para Baltimore em uma sexta-feira, 24 de maio, em 1844, há 175 anos. Foi a primeira vez na história humana que pensamentos complexos foram comunicados a longas distâncias quase instantaneamente.

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase.

telégrafo

O telégrafo é um aparelho de comunicação que foi inventado por Samuel Morse em 1837. Esse aparelho utilizava a corrente elétrica para enviar códigos que eram interpretados pelo agente de telegrafia. As mensagens eram enviadas em um código que também foi inventado por Samuel Morse e recebeu o nome de Código Morse.