Onde é realizada a prova prática do Detran SP?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O motorista somente poderá fazer o exame prático em Ciretran de outra região administrativa do Detran.SP se não houver outra unidade de atendimento com banca especial dentro da mesma região.

O que levar no dia do exame prático de direção? Antes de sair de casa, verifique se você está levando: Carteira de Identidade ou outro documento equivalente que tenha foto e esteja dentro da validade (como passaporte ou carteira de trabalho).

É impossível passar na prova prática do DETRAN sem treinar o bastante. O que acontece é que muitas pessoas acham que somente as aulas obrigatórias são o suficiente para passar no teste, algo que não se comprova na prática.

O prazo para terminar a prova varia de estado para estado, mas geralmente fica entre 40 e 60 minutos.

10 minutos

O exame de direção é muito rápido, normalmente não passa de 10 minutos. A carga horário do curso prático de direção veicular varia de acordo com a categoria de CNH (A, B, C, D ou E) e com o tipo de processo (habilitação ou adição de categoria).

Só calça comprida
De acordo com o manual do Detran, a prova prática de direção tem exigências quanto à vestimenta no dia do exame. Não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros.

A cada comando do examinador, procure primeiro pensar no que vai fazer para depois agir. Lembre-se, você treinou e se preparou durante as suas aulas. Agora é hora de dar o seu melhor e lembrar que esta não é a única nem a última oportunidade. Portanto, confie no seu potencial, mas não se autopressione.

Documentos e Registros Pessoais
Caso seu agendamento seja para o município de São Paulo, na rua João Brícola, é necessário levar caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto. Clique aqui e conheça os documentos de identificação aceitos pelo Detran.SP.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

A reprova na prova prática é um problema comum no mercado das autoescolas. Uma porcentagem dos alunos acaba demorando um tempo maior para conquistar a aprovação no exame. Mas para que esses alunos consigam fazer uma nova prova, é necessário que eles paguem uma taxa.

Será aprovado o candidato que não cometer nenhuma falta eliminatória ou não ultrapassar 3 pontos negativos, computados com base nos seguintes critérios: Uma Falta Eliminatória – Reprovado. Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos. Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos.

Desobedecer sinalização semafórica e de parada obrigatória. Avançar sobre o meio fio. Não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido (2 minutos). Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar veículo em vaga.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

Candidatos de serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame prático de direção veicular realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E).