Onde é realizada a prova do INSS?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

No sistema de inscrição, é necessário optar pela Gerência Executiva do INSS a que deseja concorrer. A prova deverá ser na cidade onde está localizada a Gerência Executiva do INSS escolhida.

Acontecem no domingo as provas do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com horário de início às 14h (horário oficial de Brasília/DF). A duração total será de 3 horas e 30 minutos, ou seja, se encerrando às 17h30.

Como verifico local das provas? A consulta ao local de provas é disponibilizada na página do concurso por meio de um link específico. É necessário verificar no edital de abertura do concurso a data provável de publicação desse link.

A Banca Examinadora do concurso tem a obrigação de divulgar os locais da realização da prova alguns dias antes, que pode variar de 2 a 15 dias. Alguns editais já prevêm onde serão prestadas as provas.

Qual a nota de corte do concurso INSS? Dentro da análise, é possível constatar que a maior nota de corte foi na Gerência Executiva de Aracaju, capital do estado de Sergipe, com 106 de nota de corte na ampla concorrência.

Mesmo com o ingresso dos aprovados no concurso de 2022, a autarquia seguirá com sua força de trabalho prejudicada. Além de lutar pelo aumento do número de convocações do último edital, o INSS também busca aprovação para realizar novos concursos. Além disso, oportunidades para o cargo de Perito também são previstas.

Concurso INSS 2022 teve resultado homologado
Com provas realizadas no mês de dezembro, o Concurso INSS 2022 ofertou 1.000 vagas imediatas e 2.273 oportunidades para formação de cadastro reserva. Vale lembrar que o resultado final já foi homologado e os 1.000 aprovados iniciais já foram convocados.

Estará habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Conhecimentos Básicos
Noções de Informática; Raciocínio Lógico-Matemático.

Concurso INSS: O que pode levar?

  • a) caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
  • b) comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • c) documento de identidade original.

Para não correr o risco de ser eliminado do Concurso INSS, o candidato não deve levar quaisquer aparelho eletrônico, seja celular, tablet e até mesmo relógio. No caso de precisar levar o celular, o candidato deverá desligar o aparelho e guardá-lo em um lacre a ser fornecido pelos aplicadores da prova.

Para o local de prova leve uma água e algum alimento leve, caso sinta fome no decorrer do exame. Alguns candidatos gostam de levar balas e chocolates. Neste caso, tome cuidado somente com os excessos, para que eles não causem problemas estomacais e intestinais.

De acordo com o especialista, tal restrição só pode ocorrer se existisse alguma lei prevendo. “Não existe nenhuma lei que impeça que o candidato adentre o recinto de realização da prova usando bermuda, chinela ou camisa cavada“, comenta Kolbe.

A banca Cespe/Cebraspe não precisa ser o seu bicho-papão!

  1. Conheça o formato da prova. ...
  2. Cuidado com os chutes. ...
  3. Atenção aos enunciados! ...
  4. Foque nas palavras-chave. ...
  5. Estude por provas anteriores. ...
  6. Se não souber alguma questão, não se desespere! ...
  7. Conheça muito bem o edital.

O CEBRASPE se utiliza do “Método Cespe”: as questões são elaboradas no formato “certo ou errado”, havendo a anulação de questões certas pelas erradas. Via de regra, para cada questão certa, o candidato recebe 1 ponto, e, para cada errada, perde 1 ponto.

Os candidatos podem conferir o resultado no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/ACESSOSISU_15_1/ . Os selecionados deverão realizar o registro acadêmico nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. No total, a Instituição ofereceu 1.982 vagas, distribuídas entre 88 cursos de graduação.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail processoseletivo @fgv.br ou telefones (11) 3799-7711 (São Paulo e grande São Paulo) e 0800 770 0423 (demais localidades).