Onde é que vem o leite?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere.

O líquido é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias ou mamas. A secreção láctea de uma fêmea dias antes e depois do parto se chama colostro.

Quando o bezerro nasce, a vaca mãe começa a produzir leite. Depois de dois meses dias, em média, o filhote deixa de mamar. Então, a vaca começa a ser ordenhada, ou seja, as glândulas mamárias são estimuladas para continuarem a dar leite. Para interromper a produção de leite, basta parar de ordenhar o animal.

O leite é sintetizado a partir de nutrientes fornecidos para as células secretoras da glândula mamária pelo sangue. Estes nutrientes são provenientes diretamente da dieta ou após sofrerem modificações nos tecidos dos animais antes de alcançar a glândula mamária.

O leite é produzido pelos mamíferos para a alimentação de seus recém-nascidos. Esse produto é produzido nas glândulas mamárias e é formado por água, proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais, vitaminas, entre outros componentes.

Vacas de alto potencial de produção devem apresentar um consumo de matéria seca equivalente a pelo menos 4% do seu peso vivo, no pico de consumo. Vacas que são ordenhadas três vezes ao dia, consomem 5 a 6% mais matéria seca do que se ordenhadas duas vezes ao dia.

Leite é um alimento bastante nutritivo produzido exclusivamente pelos mamíferos. No leite é possível encontrar proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais. O leite é produzido por mamíferos e é fundamental no desenvolvimento dos filhotes desse grupo de animais.

girolando

Marília produziu 127,6 quilos de leite em 3 ordenhas. Só em março do ano seguinte, em 2020, a vaca girolando foi reconhecida oficialmente pelo Guinness, o livro dos recordes, como a vaca brasileira com a maior produção de leite do mundo em um único dia.

O colostro é o primeiro leite secretado pela vaca após o parto, com duração de três a quarto dias, os ruminantes possuem uma placenta diferenciada dos outros mamíferos, não permitindo a passagem de anticorpos da vaca para o feto durante a gestação .

A Índia ocupa o topo dentre os países que mais produzem leite, representando mais de 22% da produção total do produto anualmente. A indústria de laticínios indiana é muito fragmentada, com cerca de 70 milhões de fazendeiros de pequena escala cuidando de um pequeno número de vacas e búfalas.

1- Índia – 221,1 milhões de toneladas. 2- União Europeia – 158,7 milhões de toneladas. 3- Estados Unidos - 102,9 milhões de toneladas.

O leite é uma união de gordura, proteína, lactose, vitaminas, sais minerais e água. Embora estejam ali, todos juntos e misturados, são esses constituintes, cada uma com suas próprias características, que possibilitam a origem aos mais variados produtos.

A história nos mostra que os primeiros a ordenharem o animal para o consumo da bebida fizeram isso em 6 mil a.C. – e habitavam as regiões atuais da Inglaterra e Europa Ocidental.

O produtor não deve ordenhar o animal mesmo que o úbere esteja cheio de leite, e isso não afetará a saúde da vaca, pois seu organismo absorverá o próprio leite. Entretanto, é importante observar diariamente o úbere para verificar se está avermelhado ou dolorido, algo muito raro de acontecer.