Onde é produzido o líquido sinovial?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

membrana sinovial

O líquido sinovial é um dialisado do plasma viscoso, produzido pela membrana sinovial, com função de lubrificação, nutrição, auxiliando no suporte mecânico e na absorção de impacto.

Aquecimento antes de exercícios: estimula produção de líquido sinovial e diminui tensão nas articulações.

A membrana sinovial produz um lí quido espesso chamado líquido sinovial. O líquido sinovial é responsável pela nutrição das cartilagens articulares e pela lubrificação das superfícies articula- res.

Felizmente, nas pessoas com artrose leve a moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial por meio da injeção de um líquido desenvolvido em laboratório, que traz novamente a viscosidade normal, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e a mobilidade dessas pessoas.

Durante aquecimentos leves e até uma caminhada curta há um aumento de pressão na cartilagem, causando um “aperto na esponja” que faz o líquido sinovial fluir para dentro da articulação. Como resultado, a junta está pronta para ação e aumenta sua capacidade de reparação!

O líquido sinovial é um líquido transparente e viscoso presente nas cavidades articulares, responsável por lubrificar as articulações e permitir o movimento suave entre essas estruturas.

As articulações também têm um revestimento (tecido sinovial) que as envolve para formar a cápsula articular. As células do tecido sinovial produzem uma pequena quantidade de líquido claro (líquido sinovial) que nutre a cartilagem e reduz ainda mais o atrito, facilitando o movimento.

O líquido sinovial encontra-se dentro das articulações e tem como objetivos lubrificar e nutrir a cartilagem.

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

Repouso e gelo na região são os primeiros tratamentos que podem ser feitos. Se a dor persistir, é preciso buscar auxílio médico para encontrar o melhor tratamento. O especialista pode indicar remédios analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e a punção articular (procedimento simples para a retirada do líquido).

O líquido sinovial normal é claro, viscoso, de cor amarelo-palha (Fernandez et al., 1983; Houlton, 1994), com pH entre 7 e 7,8 (Sawyer, 1963) e não contém fibrinogênio (van Pelt, 1974).

A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular.

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

Membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Ele faz contato direto com o líquido sinovial lubrificante, que é o principal responsável pela manutenção.

Falta de lubrificação provoca rangidos nas articulações
“O desgaste da cartilagem articular gera uma diminuição do líquido sinovial presente no interior das articulações e, junto com as fissuras e desgastes, podem gerar esse rangido”, explica o especialista.

Entre as causas para a inflamação da membrana sinovial estão: traumas diretos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção, doenças reumáticas que influenciam na destruição do tecido, dentre outras.

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

colágeno hidrolisado tipo

O colágeno hidrolisado tipo II foi desenvolvido especificamente para a saúde das articulações.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.