Onde e produzido o fator de coagulação?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Como todos os fatores de coagulação são produzidos no fígado (pelos hepatócitos e pelas células endoteliais sinusoidais hepáticas), tanto o tempo de protrombina (TP) como o tempo de tromboplastina parcial (TPP) estão prolongados nas doenças hepáticas graves.

Grande parte dos fatores pró-coagulantes e dos inibidores da coagulação é produzida nos hepatócitos(15). Alguns destes, entretanto, necessitam de substratos para serem produzidos, caso dos fatores II, VII, IX, X, e proteínas C e S, originados na presença da vitamina K que atua como co-fator nas reações enzimáticas(18).

Os fatores de coagulação são um grupo de proteínas essenciais para a formação do coágulo sanguíneo. Quando um paciente apresenta um episódio de sangramento inexplicado, uma possível causa é uma redução no nível de um fator de coagulação do sangue.

A trombina é produzida da protrombina, que é essencialmente o estado inativo desta proteína. A protrombina é produzida no fígado. Fatores ativados de coagulação Xa e Va formam um complexo que é responsável pela conversão da protrombina em trombina.

O FVIII é produzido principalmente nos hepatócitos e em células endoteliais.

De acordo com essa teoria, a coagulação ocorre em quatro fases: iniciação, amplificação, propagação e finalização.

plaquetas

Os leucócitos por sua vez, são os glóbulos brancos do sangue e possuem a função de defesa do organismo. As plaquetas, corpos incolores, participam ativamente na coagulação sanguínea.

É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

O Fibrinogénio, também conhecido como Factor I, é a proteína sanguínea produzida pelo fígado que desempenha um papel importante na coagulação do sangue.

Os medicamentos anticoagulantes são administrados para evitar a formação de coágulos no sangue. O paciente que faz uso desse tipo de medicamento o utiliza para deixar o sangue “mais fino”, ou seja, deixá-lo mais líquido, a fim de poder circular pelos vasos sanguíneos mais livremente.

Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais.

Os hepatócitos (células parenquimatosas do fígado) realizam as funções metabólicas do fígado: Formação e excreção de bile como um componente do metabolismo da bilirrubina (ver Visão geral do metabolismo da bilirrubina.

A coagulação ocorre graças a uma série de reações que acontece entre proteínas chamadas de fatores de coagulação. Normalmente esses fatores são representados por algarismos romanos, e a forma ativada é indicada por uma letra “a” que aparece logo após o algarismo.

A vitamina K é necessária para a síntese das proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fatores de coagulação. Ela inclui a coagulação do sangue.

O factor VIII produz-se nas células sinusoidais do fígado e em células endoteliais não-hepáticas localizadas por todo o corpo.

Fator tecidual, também conhecido como tromboplastina, é uma substância presente nos tecidos e no interior das plaquetas (pequenos fragmentos celulares que se originam de grandes células da medula vermelha dos ossos, os megacariócitos) que é responsável pela transformação da protrombina em trombina na presença de íons ...

A protrombina é um importante zimogênio da cascata de coagulação, sendo produzida no fígado e liberada na circulação após a clivagem do segmento N- terminal.

Normalmente ausente no sangue, a tromboplastina é produzida por dois processos diferentes, constituindo o sistema intrínseco e o sistema extrínseco de coagulação. O sistema intrínseco compreende os fatores da coagulação presentes no plasma, associados ao cálcio e plaquetas.

Produção do fator VII da coagulação sanguínea recombinante em células humanas. A maioria das proteínas terapêuticas recombinantes complexas são produzidas em células de mamíferos, principalmente células CHO.

O fator IX é uma proteína da coagulação produzida no fígado, vitamina K dependente, que ativa o fator X na presença do fator VIII, fosfolipídios e íons de cálcio, levando à produção de trombina e à formação de um coágulo de fibrina.

O fator VIII é produzido no fígado e age na via intrínseca da coagulação sanguínea.