Onde é ou aonde é?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A palavra "onde" é indicada para o uso relativo à ideia de permanência. Já "aonde" possui uma relação com um movimento. Onde pode se referir a locais específicos ou substituir a expressão em que. A palavra está ligada a verbos que dão o sentido de permanência.

  • Por que = Usado no início das perguntas.
  • Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  • Porque = Usado nas respostas.
  • O porquê = Usado como um substantivo.

O advérbio aonde deve ser usado somente com verbos que exigem preposição a (Aonde você vai, meu jovem?). O advérbio onde deve ser usado somente com verbos que não exprimem ideia de movimento, mas que fazem referência a um lugar físico (Onde você mora?).

Sinônimo de onde

  1. em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? ...
  2. em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O prédio onde vivo atualmente já está muito velho.
  3. Não encontrou o sinônimo que procurava?

O uso do Onde na Redação
Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma). Por outro lado, a conjunção "ou" é classificada em CONJUNÇÃO ALTERNATIVA (exprime alternância ou exclusão).

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Se há dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “aonde”, nem “onde”. Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”. Os verbos “ir” e “estar” exigem construção diferente (um indica movimento e outro permanência). Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.

A palavra "onde" se refere ao lugar em que algo ou alguém se encontra, tendo ausência de movimento, enquanto que "aonde" também indica lugar, mas é utilizado com verbos que indicam movimento.

Obrigada. Ambas as palavras provêm do latim "locále-", mas lugar emprega-se geralmente como substantivo e local como substantivo ou adjectivo. Como adjectivo, local diz respeito a um lugar. Como substantivo masculino, significa sítio, lugar, localidade.

Continuar lendo Onde foi ou aonde foi?