Onde é o câncer de Tiago Leifert?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Então, nasceu, deu seis meses, vai no oftalmo a primeira vez, não só por causa do retinoblastoma, que é uma doença extremamente rara extremamente perigosa e maligna, mas porque tem miopia, tem criança com baixa visão e você só descobre lá”, alertou o comunicador.

Ele postou vídeos no stories do Instagram falando que o tratamento da filha é longo e ainda não tem previsão de alta. "Lua entrou hoje no 16º mês de tratamento. Tratamento oncológico é assim mesmo, é longo, é difícil. Tem altos e baixos, então, ainda sem previsão, ela vai continuar tratando", disse o jornalista.

Lua, de dois anos, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um tipo de câncer ocular. Lance!

A identificação da doença pode acontecer por meio do teste do olhinho, um exame que pode evitar diversas doenças ainda na primeira infância. Esse é o teste mais comumente usado para descobrir se o bebê tem problemas de visão e é feito por médicos oftalmologistas e pediatras.

Diagnóstico do retinoblastoma
O fundo de olho deve ser avaliado cuidadosamente por oftalmoscopia indireta com a pupila bem dilatada e a criança sob anestesia geral.

Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Diana Garbin, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um tipo de câncer ocular, em 2021. Os dois desde então usam o caso da garota como exemplo para que os pais levem seus filhos ao oftalmologista e fiquem atentos a qualquer sinal.

O blastoma pulmonar é um tumor maligno raro, de crescimento rápido, composto por uma mistura de células epiteliais e mesenquimais malignas.

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças e responde por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente.

O jornalista resolveu se afastar por causa do cansaço mental que vem sentindo nos últimos meses e chegou a apontar o motivo do transtorno: a luta da filha dele e da jornalista Daiana Garbin, Lua Leifert, contra um câncer.

Na última sexta-feira, 28, a família de Tiago Leifert e Daiana Garbin recebeu uma festa surpresa de aniversário para a filha que completa 2 anos de idade.

– Quais tipos de câncer podem ser hereditários? Há diversas alterações genéticas ou síndromes que podem ocasionar o surgimento de lesões tumorais, entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2 que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas.

No dia 28 de outubro de 2020 nasceu Lua, a primeira filha do casal. Em janeiro de 2022, Tiago anunciou que sua filha foi diagnosticada com retinoblastoma, o que gerou grande comoção na Internet.

Como falamos, o câncer nos olhos acontece quando células malignas presentes nos tecidos oculares passam a se proliferar rapidamente e em larga escala, resultando no tumor no olho.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

Quando o retinoblastoma é diagnosticado precocemente, existe uma probabilidade de 90% de chance de cura. No entanto, quando é detectada em estágio de metástase, o prognóstico torna-se mais complicado.