Onde é o acento no nome Cláudia?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Gostaríamos de saber se o nome Claudia leva acento gráfico (Cláudia) e porquê? Cláudia leva acento, pois claro, caso contrário ler-se-ia /Claudía/. As palavras graves terminadas em ditongo crescente (água, remédio, mágoa, camélia etc.,etc.) funcionam, para efeitos de acentuação, como se fossem esdrúxulas.

Isto quer dizer que os nomes próprios, como qualquer outra palavra da língua, devem seguir as regras de ortografia e acentuação gráfica. Sirvam de exemplos os seguintes nomes: a) Sônia, Antônio, Áurea recebem acento porque são paroxítonas terminadas por ditongo, como as palavras secretária, patrimônio, etérea.

Obrigado. A diferença nos acentos em António e Antônio é o resultado da diferença de timbre na pronúncia desta palavra em Portugal e no Brasil.

Cláudia leva acento, pois claro, caso contrário ler-se-ia /Claudía/. As palavras graves terminadas em ditongo crescente (água, remédio, mágoa, camélia etc.,etc.)

São acentuados graficamente os monossílabos tônicos terminados em: -a, -as, -e, -es, -o, -os, -éu, -éus, -éi, -éis, -ói, -óis. Terminados em -a, -as: já, há, lá, sã, fã. Terminados em -e, -es: dê, vê, ré, fé, pé.

4) Assim, Antônio, Cláudia, Sílvia e Sônia se acentuam, porque são paroxítonas com ditongo na última sílaba; Teófilo, porque é proparoxítona; Amílcar, porque é paroxítona terminada por r, como revólver; Aírton, porque é paroxítona terminada por n, como hífen; Taís, porque nela aparece o i tônico, seguido de s na mesma ...

Para inclusão do acento será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao fórum da cidade onde você reside.

Em verdade, polícia (com a sílaba tônica li) tem acento gráfico porque é um vocábulo paroxítono terminado em ditongo; já na palavra policia, a sílaba forte é ci, e esse fato não gera razão alguma para que exista acento gráfico no mencionado vocábulo.

Na língua portuguesa, existem três tipos de acento:

  • acento agudo (´)
  • acento grave (`)
  • acento circunflexo (^)

Por ser paroxítona acentuada terminada em ditongo. Explicação: Júlia é uma palavra paroxítona terminada em ditongo, como memória, Mário, série... novas regras não alteraram a acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo crescente, como Mário, água, história, Júlia, etc.

Porque é uma oxítona terminada em e, que fica André com acento agudo.

Desde as vésperas, Lisboa se transforma para comemorar com fogos e festas o dia em que todos passam a se chamar António. António com acento agudo – e não circunflexo –, porque a reforma ortográfica ainda não comprou a alma portuguesa.

As pessoas batizadas com este nome podem receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Claudinha, Dinha e Clau, por exemplo.

Cláudia {nome próprio}
Claudia {n.p.}

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; ...
  2. Paroxítonas. São acentuadas as palavras paroxítonas que terminam em: i(s), u(s): táxi, lápis, bônus; ã(s), ão(s), um(uns): órfã, sótão, álbum; ...
  3. Proparoxítonas:

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural. (Foto: Adobe Stock).