Onde é mais violento Rio ou SP?

Perguntado por: msilveira6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Apesar de o Rio de Janeiro ainda ser mais violento que a média do país, houve recuo no número de vítimas em relação a 2021, quando 4.762 pessoas perderam a vida no estado (5,85% a mais que em 2022). Já em São Paulo, houve 69 vítimas a mais no ano passado (aumento de 1,9% frente a 2021).

Última atualização em 20 de julho de 2023 às, 16h35. O Amapá foi o estado mais violento do Brasil em 2022, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgadas nesta quinta-feira, 20, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

São Paulo supera Rio em ranking das melhores cidades - 24/02/2023 - Turismo - Folha.

SP simplesmente te dá opções pra tudo e com qualidade. Já no Rio a vida é bem mais leve. Menos poluição, menos barulho, menos estresse, mais sorrisos, mais chopp na calçada, mais lindas vistas.

São Paulo é o estado mais seguro do Brasil, com taxa de mortes violentas de 14,3, ao passo que o Rio Grande do Norte, o estado mais violento, apresente uma taxa de 67,4. Mas é claro que essas desigualdades regionais não são fruto do acaso.

Segundo o FBSP, no ano de 2022, a unidade federativa com a maior taxa de homicídios do Brasil foi o Amapá com 50,6 homicídios intencionais, seguida da Bahia (47,1) e Amazonas (38,8). O estado de São Paulo teve a menor taxa (8,4), seguido de Santa Catarina (9,1) e Distrito Federal (11,3).

São Paulo foi o estado com menor letalidade violenta, com 8,4 mortes por 100 mil habitantes. Santa Catarina ficou com uma taxa de 9,1 e o Distrito Federal, de 11,3.

Seguindo o IDH, entre os melhores estados do Brasil podemos citar: Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Distrito Federal O Distrito Federal, onde se localiza a capital do Brasil, Brasília, é um exemplo em todos os parâmetros para uma boa qualidade de vida.

Santa Catarina

Jaraguá do Sul (SC)
Cercado por montanhas e uma grande área verde, Jaraguá do Sul é um município com população de 182.660 pessoas localizado em Santa Catarina, a 182 km de Florianópolis. Não é a toa que a cidade ocupa a primeira posição; Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil com taxas de violência bem baixos.

1. Santa Catarina. Santa Catarina é o estado mais seguro do país! Com uma média de 8,6 assassinatos violentos a cada 100 mil habitantes, o estado está bem abaixo da média nacional de 24,9.

Já no ranking específico de segurança pública, as melhores colocadas, considerando baixos índices de homicídios e mortes no trânsito, são as seguintes cidades: São Paulo (SP); Santos (SP); Mauá (SP);

Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente. Nos primeiros oito meses de 2019, por exemplo, Jaú registrou três mortes violentas, sendo considerada uma espécie de referência para outras cidades brasileiras que não vivem a mesma realidade.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com 12,3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 6,7 milhões, e Brasília, com 3 milhões de pessoas vivendo na capital federal.

Guaratinguetá

Se a ideia é economizar, um levantamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) divulgado no final do ano passado constatou que Guaratinguetá, a 176 Km de São Paulo, é a cidade com menor custo de vida do Brasil, além de ter igrejas e cachoeiras como atrações turísticas.

Reconhecida pela cultura, beleza e energia tropical, a cidade maravilhosa oferece muito mais do que atrações turísticas. É sim um ótimo lugar para viver e por esse motivo, morar no Rio de Janeiro virou objetivo comum de muitas pessoas.

De acordo com o levantamento, um brasileiro que vive em uma família de quatro pessoas precisaria receber R$ 5.351 para conseguir viver bem. Esse número considera, por exemplo, o valor das cestas básicas nas diferentes cidades do país.