Onde é lugar fixo?

Perguntado por: aresende6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.

Estas duas palavras estão relacionadas à ideia de lugar ou localização. Só podem ser usado quando se fala de lugares físicos, pois lugares abstratos não se deve usar nem onde e nem aonde. Exemplo de lugar abstrato: A sociedade onde a violência cresce é assustadora.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Onde: indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar, de permanência.

De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

É indiferente, embora diversos gramáticos (seguidos em diversos vestibulares) queiram que se use aonde apenas com verbos de movimento, que “regem” a preposição a: aonde vou, onde estou.

O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar. Veja a seguir quando utilizar cada um dos advérbios abaixo.

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em ...

Exemplos de frases com onde

  • Onde você mora?
  • Onde está a minha caneta?
  • Você sabe onde está minha bolsa?
  • Onde fica a sua empresa?

O substantivo abstrato expressa ação, qualidade ou sentimento. Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos.

O substantivo abstrato é uma das classificações possíveis dada à classe dos substantivos. O substantivo é abstrato quando a existência dele é dependente de outro ser, ou seja, trata-se de uma ideia abstrata sem uma imagem física e que não existe por si só, como sentimentos, sensações, entre outros conceitos abstratos.

Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.

O advérbio aonde deve ser usado somente com verbos que exigem preposição a (Aonde você vai, meu jovem?). O advérbio onde deve ser usado somente com verbos que não exprimem ideia de movimento, mas que fazem referência a um lugar físico (Onde você mora?).

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).