Onde é feito o tratamento medicamentoso para hanseníase?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

A pessoa em tratamento para hanseníase deve ir à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, onde é acompanhada pela equipe de saúde e recebe os medicamentos.

O tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde e pode durar de 6 a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês nas unidades de saúde do SUS. Não precisa de internação hospitalar, exceto em caso de complicações.

O tratamento da hanseníase é realizado através da associação (PQT) dos medicamentos: Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.

Não tem nenhum alimento contra indicado pra quem está fazendo tratamento da hanseníase.

A doença pode apresentar principalmente 4 formas clínicas: indeterminada, borderline ou dimorfa, tuberculoide e virchowiana. Em termos terapêuticos, somente 2 tipos são considerados: paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos).

As pessoas atingidas pela hanseníase e subme- tidas a isolamento e internação compulsórios em hospitais-colônias têm direito a requerer a pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível, um direito reconhecido pelo Governo Federal que sancionou a Medida Provisória nº. 373/07, convertida na Lei nº 11.520/2007.

A pessoa portadora de Hanseníase pode ter direito a Auxílio-doença, Aposentadoria por invalidez, a depender da gravidade da doença e das consequências que a doença traz para a capacidade laborativa.

Hoje a BCG é oficialmente a única vacina que tem efeito sobre a hanseníase.

“A doença é diagnosticável e tratável em uma Unidade Básica de Saúde. Então, não tem que ter preconceito, pois ela não pega por meio do contato, aperto de mão ou beijo.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Ou seja, a doença ou acidente impede que você trabalhe apenas por algum tempo. Por isso, hoje o auxílio-doença tem o nome de benefício por incapacidade temporária. Mas isso não significa que você esteja incapaz para todas as atividades do dia a dia, mas sim para o seu trabalho ou atividade atual.

Comprar Dapsona com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Dapsona em todo do Brasil.

Portanto, ao fim do tratamento essa pigmentação tende a melhorar mas demora alguns meses/anos. Neste sentido , essa pigmentação não é provocado pelo sol. Procure um dermatologista/ hansenologista para esclarecer estas dúvidas.

A dapsona e a clofazimina são utilizadas no tratamento da hanseníase. O recomendado é tomar dapsona de manhã e clofazimina de noite.

`A princípio, não ha interação entre o energético e a poliquimioterapia usada no tratamento da Hanseníase. No entanto, a cafeína em dose alta pode alterar a absorção de alguns nutrientes. Tente não exagerar!

Quanto tempo dura o tratamento medicamentoso da hanseníase? A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença. Para pacientes com hanseníase paucibacilar (PB) a duração é de seis meses e para pacientes com hanseníase multibacilar (MB) a duração é de doze meses.

Estou em tratamento hanseníase eu posso beber bebida alcoólica? Olá, não é recomendado uma vez que os medicamentos utilizados no tratamento são metabolizados no fígado e o consumo de álcool pode aumentar o risco de efeitos tóxicos destes medicamentos.

A hanseníase é uma doença que ainda atinge muitas pessoas, mas o tratamento e o acompanhamento são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária.

Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.

A hanseníase, antigamente chamada de lepra, ainda é uma doença carregada de estigmas. Ela não leva à morte, mas pode causar deformidades e incapacidades físicas irreversíveis que deixam o paciente exposto a todo tipo de preconceito.