Onde é feita a punção lombar?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A inserção da agulha deve ser realizada no espaço intervertebral acima (entre L3 e L4) ou abaixo (entre L4 e L5). Esses espaços são considerados de segurança pois encontram-se abaixo da medula espinhal, onde localiza-se apenas a cauda equina.

Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado. A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento para esse tipo de procedimento.

A punção lombar pode ser realizada por qualquer profissional médico treinado e que domine a técnica não sendo privativa de nenhuma especialidade médica.

A punção lombar – exame de líquor, é um procedimento muito comum, realizado em hospitais e clínicas, com o objetivo de se extrair o líquido cefalorraqueano (líquor) para se fazer diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso.

Em geral, se prefere a posição de decúbito, pois, com ela, há uma pressão de abertura mais acurada durante o procedimento, com menores riscos de complicações, como cefaleia pós punção. Estas posições aumentam os espaços entre os processos espinhosos, permitindo assim um melhor acesso ao espaço subaracnóideo.

Os avanços tecnológicos mudaram as indicações e a maneira como a punção lombar é feita. A suspeita de infecção no sistema nervoso central continua sendo a indicação mais comum para punção lombar.

O complicação mais frequente da punção lombar é a cefaleia pós punção.

5. Dor lombar, dor radicular e parestesias. Até um terço dos pacientes queixam de dor lombar leve autolimitada no sítio de punção após o procedimento. Sintomas radiculares podem acontecer em até 15% dos casos.

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Do quarto ventrículo, o LCR segue pelas aberturas laterais e forâmen medial atingindo espaços subaracnoides e descendo pelo centro da medula espinhal. É continuamente drenado para os seios venosos (através das granulações aracnoides) de volta para a corrente sanguínea.

2. Após submeter-me a punção lombar deverei permanecer em REPOUSO por algumas horas e beber muito líquido.

Seu médico irá garantir que a agulha seja posicionada entre a medula espinhal e a cobertura da medula, ou as meninges, ao puxar o fluido. Todo o procedimento normalmente leva 1 hora. Você deve esperar que os resultados estejam prontos 2 a 3 dias após o procedimento.

Após a punção lombar, é recomendável retornar diretamente para casa e permanecer em repouso absoluto por no mínimo duas horas e beber muito líquido.

Em condições normais o LCR é límpido e incolor (transparente), com aspecto de “água de rocha”. Quando apresenta-se turvo é indicativo de uma infecção (meningite).

Os dados mostram que 36 a 48 horas de observação são adequadas para culturas de urina ou sangue, mas poucos dados estão disponíveis para mostrar o quão rápido as culturas de líquido cefalorraquidiano (LCR) se tornam positivas.