Onde é feita a gasolina do Brasil?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Em 2019, o Brasil importou 3.625.620 Toneladas em contrapartida exportou 2.239.886 Toneladas. Portanto, Importamos mais do que Exportamos Gasolina no último ano.
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Quem compra Gasolina do Brasil?

Compra Gasolina do BrasilValor Fob US$
Países baixos62,43 Milhões
Cingapura17,49 Milhões
Argentina5,23 Milhões

A Petrobras tem atualmente 12 refinarias em operação no Brasil, produzindo diariamente gasolina, diesel, querosene de aviação (QAV), óleo combustível, entre outros derivados de petróleo. São produzidos em média 1,8 milhão de barris destes produtos por dia.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Dizem especialistas, as respostas tem origem em nossas refinarias. O Brasil atualmente possui 13 refinarias, mas elas não têm como trabalhar somente com o óleo brasileiro, explicam especialistas. Desde o início, as refinarias não foram construídas para refinar o petróleo brasileiro.

O preço da gasolina no Brasil
Ou seja, se o preço do barril ou o da gasolina refinada que importamo, porque o Brasil não têm grande capacidade de refino e precisa importar, estivesse muito alto, a Petrobras vendia mais barato do que comprava, ficando no vermelho.

Os Estados Unidos é quem mais exporta a sua gasolina para o Brasil com a marca de 1,4 Bilhão, quase 70% da gasolina que importamos tem vindo então dos EUA. O aumento da participação americana na importação de gasolina tem sido impressionante e diz respeito ao então vasto crescimento na produção do derivado de petróleo.

Num passado não muito distante, a nossa produção era de petróleo mais “pesado”, cujo processamento rendia menos gasolina e diesel nas refinarias, sendo necessário importar óleo leve para misturar com parte deste óleo mais denso. O excedente de óleo pesado era, então, exportado.

O parque de refino do Brasil é formado por 19 refinarias, com capacidade total de produção de 2,41 milhões de barris/dia de derivados.

No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.

Isso é por conta da quantidade de adição de etanol, um combustível mais limpo, que tem poder antidetonante, que aumenta a octanagem nos veículos.

Refinaria de Paulínia

Maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras, a Refinaria de Paulínia (Replan) registrou em outubro recorde na produção do diesel S-10. Foram 3,382 milhões barris do combustível, superando a melhor marca anterior, de julho de 2021, com 3,196 milhões de barris.

Combustíveis Fósseis
Sabe-se que o Brasil é autossuficiente em petróleo, mas não em derivados.

Por que o Brasil importa combustíveis se é autossuficiente em petróleo? Apesar de ser considerado autossuficiente em petróleo, o Brasil compra do exterior derivados do recurso natural, por conta das características do produto que é extraído no país e da estrutura das nossas refinarias.

Os novos valores começaram a valer no estado no mesmo dia e foram justificados pelos gestores como uma tentativa de acompanhar as últimas altas do preço internacional do petróleo. Assim, a antiga Landulpho Alves (Rlam), vendida ao capital privado pelo governo Bolsonaro, voltou a ter os combustíveis mais caros do país.

Na última semana (de 7 a 13 de junho) o preço do litro da gasolina para o consumidor ia de US$ 0,02 (R$ 0,11) na Venezuela a US$ 3 (R$ 15,4) em Hong Kong, segundo o ranking Global Petrol Prices, que pesquisa os preços em 168 países, semanalmente na maioria deles.

Preço cobrado pela estatal às distribuidoras dos dois países é o mesmo, mas montantes diferem em razão da incidência de impostos sobre o combustível no Brasil e isenção de taxas sobre o produto para a venda para a Bolívia.