Onde é encontrado o amido Qual sua principal função?

Perguntado por: ecosta2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O amido é a principal fonte de energia das plantas superiores e é extremamente utilizado na indústria. O amido é um tipo de carboidrato que está disponível em grande quantidade na natureza, ocorrendo em quantidade superior à da celulose.

O amido é um carboidrato (hidrato de carbono), que, por sua vez, são compostos que possuem a função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona. Quando duas ou mais moléculas mais simples de carboidratos (monossacarídeos) se unem, eles formam polímeros naturais, ou seja, macromoléculas que são os polissacarídeos.

Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades. Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal.

Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo.

A farinha do pão é formada por amido (cerca de 70%). O amido constitui a reserva alimentar das plantas e é formado por moléculas de um açúcar (glucose) ligadas umas às outras (como se fossem contas de um colar). As moléculas de amido podem ser lineares (amilose) ou ramificadas (amilopectina).

Qual é a sua função? A celulose possui o objetivo de auxiliar na rigidez da parede celular das células vegetais, oferecendo uma maior resistência às plantas para que elas possam sobreviver aos habitats a que estão expostas.

As principais fontes comerciais de amido são o milho, a mandioca, o trigo e a batata. A obtenção do amido foi feita após separação e pesagem dos grãos. Os grãos foram macerados em solução de metabissulfito de sódio, 1 % e, em seguida separou-se o pericarpo e o embrião do endosperma, em liquidificador.

amilases

As enzimas responsáveis pela digestão do amido são as amilases (a1-4 glicano hidrolases). No processo digestivo a a-amilase (endoamilase) hidrolisa as ligações a1-4 glicosídicas dentro da molécula do amido, gerando maltose e dextrina ramificada e linear.

A glicose também é um dos principais produtos da fotossíntese que ocorre nos vegetais. O amido, por ser um polímero de glicose, quando sofre a ação da enzima amilase, quebra-se em várias moléculas de glicose.

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose.

* Vegetais amiláceos são aqueles ricos em amido como: batatas, inhame, mandioca e batata doce. ** Vegetais não amiláceos são: cenoura, beterraba, nabo, vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.

Função do amido
Pelo fato de ser tão rico em carboidratos, fonte de energia para o organismo, o amido é um excelente alimento. Na indústria de alimentos, o amido é utilizado como: Espessantes - para dar mais consistência a molhos e pudins, por exemplo; Ligantes - para misturar ou combinar, tal como as gelatinas.

O amido é um polissacarídeo composto por duas moléculas de açúcar, amilose e amilopectina, que são encontradas em plantas como trigo, milho e batata. O amido é a principal fonte de energia armazenada em plantas e é utilizado pelo corpo humano como uma fonte de energia.

Acontece que quando comemos, as nossas células ficam com bastante glicose, de modo que a taxa de glicemia aumenta. Nesse momento, o nosso organismo aproveita para guardar energia na forma de glicogênio, também conhecido como “amido animal”, que consiste em uma reserva alimentar.