Onde é depositado a licença-maternidade?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Remuneração igual ao salário integral e a empresa que está responsável pelo pagamento do benefício, sendo depositado mensalmente na conta salário ou na conta corrente que a funcionária habitualmente recebe sua remuneração.

Comissão aprova projeto que obriga pagamento de salário-maternidade em 30 dias. A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (10), proposta do Senado que fixa um prazo máximo de 30 dias para o pagamento do salário-maternidade, a contar a partir da data do pedido.

A primeira maneira de consultar um benefício do INSS é via telefone, por meio do número 135, que faz referência à Central de Atendimento do órgão. Assim, neste caso, será necessário informar o CPF e também fazer a verificação de algumas informações de cadastro.

Desse modo, ao verificar no extrato do Meu INSS que está disponível o salário-maternidade aprovado, para receber é necessário ir até a agência indicada na Carta de Concessão com um documento de identificação e o de liberação do benefício.

Tendo por base a Lei n° 8.213, quem paga o auxílio-maternidade é o empregador. Porém, o valor do benefício pode ser abatido da guia mensal do INSS de responsabilidade da empresa.

O auxílio maternidade no MEI dá à contribuinte direito a licença de 120 dias, o que significa 4 parcelas mensais, na situação de parto do bebê, adoção, guarda judicial ou natimorto.

45 dias

Quando recebo a primeira parcela da licença maternidade? Segundo a Lei de Benefícios da Previdência Social, o pagamento da primeira parcela deve ocorrer 45 dias depois que a gestante apresentar à autarquia os documentos obrigatórios.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Para isso, você deve entrar no site ou aplicativo no Meu INSS e buscar pelo serviço “Recurso”. Importante: assim que você recebe a carta de concessão ou a carta de indeferimento de benefício, o prazo é de 30 dias para entrar com um recurso administrativo.

Tendo por base a Lei n° 8.213, quem paga o auxílio-maternidade é o empregador. Porém, o valor do benefício pode ser abatido da guia mensal do INSS de responsabilidade da empresa.

O 13º salário é devido ainda a funcionários afastados por doença, mas quando o afastamento por motivo de saúde ultrapassar 15 dias, a responsabilidade pelo pagamento deste período fica a cargo do INSS.

Art. 131, II, CLT. Isso quer dizer que, o período em que a empregada está afastada em licença-maternidade e tem o recebimento do salário maternidade não diminui nem elimina seu direito às férias. Licença maternidade e férias são direitos sociais assegurados constitucionalmente não se confundem e não se excluem.

Trabalhadoras que tiverem filhos a partir de agora poderão tirar até 8 meses de licença-maternidade. Isso porque foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) a Lei nº 14.457/2022, que altera as regras trabalhistas.

No entanto, o empregador tem o valor ressarcido pelo INSS. Já as empresas que oferecem 180 dias de licença devem se encarregar da totalidade dos salários nos últimos dois meses, devendo descontar esse valor integral do imposto de renda.

Além da carta, para sacar o benefício previdenciário pela primeira vez, o interessado deverá apresentar um documento de identificação com foto, como o RG. Em seguida, caberá ao segurado autorizar o envio do benefício para uma conta bancária ou solicitar a emissão do cartão magnético do INSS.

Como solicitar a carta de concessão do INSS online? Como dito, a carta de concessão é enviada pelos correios para o endereço do segurado. Mas, em caso de perda ou rasura do documento, é possível solicitar um novo documento.

A carta de concessão é um documento oficial emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para informar se a sua solicitação de benefício já foi concedida, a forma como o valor do benefício foi calculado, entre outras informações.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.