Onde é Canaã nos dias de hoje?

Perguntado por: lgil7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom, Gate (as cinco cidades dos filisteus) Partindo destas cidades, os filisteus frequentemente guerreavam contra Israel.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia).

Os exploradores de Canaã, enviados por Moisés, levaram 40 dias para explorar a Terra Prometida (Números 13,24); Quando há paz, no livro dos Juízes, a terra "sossega por 40 anos" (3,11; 5,32; 8,22);

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

Dessa forma, o termo judeus ficou conhecido. Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.

Local sagrado da Jordânia, Monte Nebo ajuda a contar história da humanidade. Dele, Moisés avistou a Terra Prometida, segundo a tradição. Local está no roteiro da visita de Bento XVI ao Oriente Médio.

Habitantes originais de Canaã, a Terra Prometida, de onde jorrava leite e mel, os cananeus, porém, caíram na desgraça perante Deus. O Todo-Poderoso entrou em guerra contra esse povo e ordenou que os israelitas tomassem seu lugar. Embora muito falados na Bíblia, eles não deixaram registros escritos.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho.

Etimologia: Canaã – topônimo de antigo país da Ásia Ocidental. Termo que origina-se do hebraico “chanaan”, designando terra na região da Palestina prometida por Jeová aos descendentes de Abraão – a terra prometida, considerada a Terra da Promissão.

Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã. Aqui viveram o seu filho Isaac e o neto Jacob, até ao momento em que a fome obrigou Jacob a mudar-se para o Egito com os seus doze filhos.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Além disso, mesmo se prometida a Israel, vários textos acentuam isso, ela acaba por permanecer a terra de Deus: Israel pode usá-la, mas a terra em si pertence a Deus.

Monte Nebo, Jordânia

Hoje os judeus ashkenazim são considerados os descendentes diretos dos antigos israelitas. As escrituras, que serão nossa maior fonte, apoiados na historia e arqueologia, buscaremos mostrar como fisicamente os antigos israelitas, e através de um resgate da teologia hebraica antiga quem era considerado israelita.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Depois da última das dez pragas do Egito, aconteceu grande emoção nas terras egípcias e com muita insistência, o povo de Israel enfim conseguiu ser libertado por Faraó.