Onde é a maior festa junina do mundo?

Perguntado por: agoncalves5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Campina Grande fica na Paraíba, coração do nordeste brasileiro. É ali que a população abraça as tradições juninas como em nenhum outro lugar.

1. Campina Grande, Paraíba. Campina Grande é famosa por sediar o “Maior São João do Mundo”. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um grande arraial, com uma programação intensa de shows, quadrilhas juninas, barracas de comidas típicas e muita animação.

Caruaru

Esse é o principal fim de semana dos festejos juninos, afinal, no sábado (24) é dia de São João. Em Caruaru, agreste de Pernambuco, acontece a festa que disputa o posto de maior São João do mundo, para esse final de semana são esperadas mais de 200 atrações no Pátio do Forró e no Polo Azulão.

A cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, detém o título de maior Festa de São João e também maior quadrilha do Brasil. Neste ano, o município bateu o seu próprio recorde ao reunir 2.142 dançarinos, formando 1.071 casais, no chamado "quadrilhão".

O Maior e Melhor São João do Mundo, o São João de Caruaru, é a maior festa junina do mundo e maior festa regional a céu aberto, sediada no município de Caruaru, em Pernambuco, Brasil. A cidade de Caruaru também é valorizada pelo título de Capital Mundial do Forró, aumentando a importância deste evento.

Campina Grande: o berço do maior São João do mundo
É ali que a população abraça as tradições juninas como em nenhum outro lugar. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro arraiá, com uma programação completa, recheada de atrações, e com toda região respirando o clima da Festa de São João.

Quando falamos do São João de Campina Grande não estamos falando só de uma festa junina, mas da maior festa junina do mundo! Ela acontece todos os anos com muita música, dança e culinária típica. Aliás, esse evento teve sua primeira edição em 1983, ano que o local da festa foi inaugurado.

Festa Junina - Os santos: Conheça Santo Antônio, São João e São Pedro - UOL Educação.

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

A Quadrilha Junina Traquejo ficou com o prêmio de "Melhor Casamento", enquanto a Origem Nordestina venceu "Melhor Marcador". Já a Quadrilha Portal do Sertão faturou o prêmio de "Melhor Desenvolvimento do Tema". Por fim, a Raio de Sol foi premiada com a "Melhor Trilha Sonora".

1. São João de Campina Grande, Paraíba. Considerada a maior festa de São João do Brasil, o “Maior São João do Mundo” acontece em Campina Grande, na Paraíba, na região Nordeste. Essa grande festa junina atrai milhares de visitantes todos os anos, tornando-se uma das mais importantes e movimentadas do país.

A festa de São João de Caruaru é muito tradicional e atrai muitos visitantes, mas é menor do que a festa realizada em Campina Grande, que é reconhecida como a maior festa de São João do mundo. Ambas as festas são muito importantes e populares na região Nordeste do Brasil."

O São João Mais Antigo do Mundo vai animar todo o estado de 14 a 25 de junho. Não tem quem fique parado e quem não esteja ansioso para o início da nossa grande festa.

Conheça as 5 festas juninas mais famosas do Brasil

  • 1) Campina Grande, Paraíba. Conhecida como “o maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, é, de fato, a maior e mais famosa do Brasil.
  • 2) Caruaru, Pernambuco. ...
  • 3) São Luís, Maranhão. ...
  • 4) Mossoró, Rio Grande do Norte. ...
  • 5) Teresina, Piauí

Mas no São João de Campina Grande, que atrai milhares de pessoas diariamente, não durou uma tarde. Todos que estiveram no Parque do Povo, local onde o bolo foi avaliado e servido, viram uma delícia junina de 45 metros de extensão e que pesou 653,6 quilos.

A ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16, afirma o CPS. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.