Onde é a fruta Rambutan?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Talvez você nunca tenha ouvido falar do rambutão. Considerado uma fruta exótica, ele tem origem asiática, mas aqui no Brasil é cultivado na Bahia e no Pará. Sua aparência lembra a da lichia, já que é vermelho (algumas vezes amarelo) por fora e possui uma polpa branca.

Quando da frutos? No Pará, a época de produção estendese de dezembro a abril e, na Bahia, de maio a agosto. Frutos Os frutos, em número de 10 a 13 em cada cacho, são classificados como drupa, apresentam formato globoso a ovoide com tamanho variando de 3,0 a 8,0 cm de comprimento e de 2,5 a 5,0 cm de largura.

Saúde dos rins e dos ossos
O fósforo presente no rambutan remove os resíduos dos rins, além de contribuir com o desenvolvimento, a reparação e a manutenção dos tecidos e células do corpo. Ele também apresenta cálcio que, associado ao fósforo, fortalece os dentes e os ossos.

Em malaio, a rambutan fruta significa “cabeluda”. Seu gosto é levemente azedo, lembrando a uva e a lichia. O gomo do rambutan é carnudo, branco e redondo.

A maioria dos rambotãs é doce e suculento, mas algumas variedades são ácidas ou um pouco secas. A maioria dos rambotãs tem sementes amargas, embora algumas possam ser um pouco doces.

Feita de semente, produz em aproximadamente 03 anos.

As rambuteiras propagadas por sementes iniciam a produção aos 5 ou 6 anos, enquanto as enxertadas já apresentam boa produção a partir do terceiro ano de plantio. A época de colheita varia de acordo com as condições climáticas, e os frutos levam de 90 a 130 dias para alcançar a maturação, a partir da fecundação.

As plantas propagadas de forma vegetativa entram em produção com três anos de plantio. Os frutos amadurecem com três a quatro meses após a floração. Normalmente da floração até a colheita dura em média de 15 a 18 semanas e a principal produção se concentra nos meses de julho a novembro.

Ajuda a Diabetes
Segundo a pesquisa, a fruta Rambutan tem propriedades antidiabéticas. Em experimentos em animais com diabetes, extratos fenólicos da casca de frutas causaram uma diminuição nos níveis de glicose no sangue. Pele brilhante: Embeleza a pele e atua como um escudo contra doenças de pele.

Características: é uma árvore de 6 a 12 m de altura de copa aberta e tronco reto. Folhas: possuem 5 a 7 pares de folíolos, os quais medem de 5 a 10 cm de comprimento, são elípticos, glabros e verde-escuros na face superior e, pálidos na face inferior.

O Rambutan (ou Rambutã / Rambutão), cujo nome científico é Nephelium lappaceum, é uma árvore da família Sapindaceae, da qual a Lichia também faz parte – e, portanto, são frutas aparentadas; daí o nome Lichia da Indonésia que o feirante usava. Mas eu sabor é mais adocicado que o da lichia, e a fruta tem tamanho maior.

A professora Flávia explica que o maior consumo da fruta é in natura. “Mas pode ser utilizada na fabricação de geleias e compotas e as sementes podem ser torradas, para consumo como castanha. O consumidor de fruta fresca procura por frutos de boa aparência, sendo o tamanho e a coloração fatores importantes”, destaca.

Etimologia. A sua designação deriva da palavra malaia rambut, que significa "cabelo". É uma referência ao aspecto externo do fruto, que lembra fios de cabelo.

O rambutan é uma boa fonte de vitamina C, B3, minerais e açúcar natural. Também inclui fósforo e cálcio suficientes. Além disso, os rambutans podem beneficiar a pele, o sistema digestivo, etc. A fruta tropical não climatérica é nativa da Malásia.

Característica da planta: Árvore geralmente com até 10 metros de altura, copa cônica. Folhas grandes, rígidas, de coloração verde-escura e brilhante. Flores grandes de coloração vermelho-escura. Fruto: Esférico, de coloração vermelha a castanho-escura, manchado de amarelo.

Existem 7 calorias em Rambutan (1 ).

Esta árvore precisa de luz solar pelas manhãs e sombra pela tarde. É necessário que esteja protegida do vento, caso contrário, poderia ser danificada e até mesmo tombada. As características do solo onde crescerá melhor o rambutã têm muito a ver com o tipo de clima.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

Continuar lendo Onde tem Rambutan?