Onde é a dor no menisco?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A dor tende a ser na linha da articulação, entre o fêmur e a tíbia: do lado interno (medial) ou do lado externo (lateral), dependendo de qual menisco está lesionado. O inchaço pode ou não ocorrer, e é mais comum nas fases agudas de lesões meniscais, ou quando há desgaste ou sobrecarga adicional do joelho.

O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

Ressonância Magnética
Esse exame permite avaliar também lesões do menisco, da cartilagem e dos outros ligamentos do joelho.

As causas dessa lesão podem ser pancadas fortes no joelho, como acontece com jogadores de futebol. Entretanto, algumas situações do cotidiano também podem lesionar o menisco, como fazer agachamentos muito fundos, virar rápido o corpo sobre uma perna e levantar muito peso utilizando as pernas.

Pra entender isso, antes de mais nada saiba que cada joelho possui dois meniscos, o medial e o lateral. O medial é o que fica mais internamente, próximo do joelho oposto. Então, no joelho esquerdo, o menisco medial fica no lado direito, e o menisco lateral fica no lado esquerdo.

O terapeuta deverá posicionar a perna do paciente em rotação medial para facilitar a palpação, e com a polpa do polegar irá palpar a região anterior da interlinha articular, entre o ligamento patelar e o ligamento colateral medial. Ao aprofundar a palpação o terapeuta deverá sentir a borda anterior do menisco medial.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

O ideal é dormir de barriga para cima. É a posição mais fácil para dormir, já que você tem pontos de sutura no joelho e a perna pode estar inchada. Se você dormir de bruço, é possível que o curativo saia ou entre em atrito com o lençol.

Tome os remédios necessários. Ibuprofeno e paracetamol, por exemplo, não vão levar à cicatrização do menisco, mas reduzem o desconforto e fazem com que o controle da dor seja bem melhor. Sempre siga as instruções de dosagem indicadas na bula ou pelo médico, nunca aumentando as doses.

De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.

A ressonância nuclear magnética (RNM) é considerada o método de diagnóstico mais preciso e não invasivo. As rupturas de menisco são principalmente traumáticas ou degenerativas.

3. Travamento do joelho. Outro sinal comum de lesão do menisco, o travamento da articulação ocorre quando o fragmento do menisco rompido não consegue se alojar entre o fêmur e a tíbia, resultando na incapacidade de endireitar ou dobrar o joelho.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Agora, no caso onde o tratamento não tiver efeito, é necessária a cirurgia, mas o que acontece se não operar o menisco? Com o tempo, você pode ter dificuldade em praticar atividades físicas e até mesmo limitar suas atividades diárias. “Além disso, pode evoluir para uma artrose ou causar um derrame articular.”

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia que deve ser feita através de exercícios e uso de equipamentos que ajudam no alívio da dor e diminuição do inchaço, além da realização de técnicas fisioterápicas específicas que aumentam a mobilidade do joelho e garantem um maior arco de movimento dessa ...