Onde é a dor de câncer no pulmão?

Perguntado por: amoura9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A dor no peito é considerada um dos sintomas de câncer de pulmão porque o crescimento do tumor no órgão pode afetar os nervos, linfonodos e tecidos circundantes, resultando nessa dor. Muitas vezes ela está localizada em região próxima ao local onde está localizada a doença.

Dores no peito, ombros ou na zona lombar sem razão alguma, pode ser um alerta do seu corpo que está se debilitando com o tumor. É provável que o câncer de pulmão possa ter se espalhado para os ossos, gerando dor nos locais afetados.

É percebida no meio do peito, costas ou no pescoço, podendo irradiar até para os braços, com duração entre 1 e 5 minutos. Outra dor característica é a da pneumonia, reconhecida por ser localizada, sentida em apenas um dos lados do peito (unilateral) e que aumenta diante de tosse e respiração.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

O câncer de pulmão leva muitos anos para se desenvolver. Após a exposição umas poucas células anormais aparecem no revestimento dos brônquios, e vão aumentando com a continuação da exposição. Com o tempo algumas se transformam em células cancerosas e formam o tumor. Isto pode demorar vários anos.

cansaço ao menor esforço; dor no peito; tosse persistente; perda de peso sem motivo aparente.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

3) Os pulmões estão atrás do peito
Essa é uma curiosidade muito interessante, pois a maioria das pessoas pensa que os pulmões estão localizados na frente do peito e das costelas. Isso é um equívoco: os pulmões ficam um pouco para trás, deixando mesmo o coração na frente.

Ela se diferencia da dor muscular que aparece depois do estiramento de algum músculo da caixa torácica e piora diante de certos movimentos, ao apertar a região onde o paciente sente a dor ou até mesmo ao respirar fundo.

Alguns tipos de câncer podem sim causar esse sintoma. Os principais são: mieloma múltiplo (MM), tumor de pâncreas, câncer de rim metastático, câncer de pulmão e tumor de mama metastático.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Tosse e dor no pulmão são preocupantes? É importante procurar atendimento médico quando sentir dor no pulmão e tossir muito, especialmente em casos em que esses sintomas dificultem a respiração, impactem a rotina e causem problemas, como perda de peso, redução do apetite, cansaço e fraqueza.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Dor no Meio das Costas (Torácica): podem estar relacionadas com complicações nos órgãos dessa região, como pulmão e coração. Dor na Parte de Baixo das Costas (Lombar): má postura, sedentarismo, problemas nos rins e os órgãos do sistema digestivo presentes nesta região.

Câncer de pulmão: exames
O exame de rastreamento que deve ser realizado nas pessoas classificadas como de alto risco é uma tomografia computadorizada de baixa dose de radiação. É um tipo de tomografia que utiliza pouca radiação, mas que identifica lesões pulmonares que podem ser câncer.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.