Onde é a dor da gravidez ectópica?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço.

Alguns dos sintomas de uma gravidez ectópica podem ser dor abdominal e cólicas em um lado do abdômen (2). Também é possível ter uma gravidez ectópica sem sangramento vaginal ou dor (3).

A gravidez tubária é a mais comum, correspondendo a 95-98% dos casos. Nessas pacientes a região da ampola é a mais acometida, com a implantação do ovo nesse local ocorrendo entre 70 e 80% dos quadros. Essa patologia incide em cerca de 1,5 a 2% das gestações e configura um risco a vida da paciente.

Um nível de hCG e progesterona abaixo do esperado é um dos motivos para suspeitar de uma gravidez ectópica isso porque os níveis desses hormônios aumentam durante uma gravidez normal. Exame pélvico: exame feito para localizar dor, sensibilidade ou uma massa no abdômen. É realizado para descartar outros fatores.

A dor, frequentemente relacionada com o início do ciclo menstrual, tem intensidade progressiva em baixo ventre e na mobilização do útero, trompa e ovários.

A gravidez ectópica até evolui por algumas semanas, mas como não há fornecimento adequado de sangue, oxigênio e nutrientes — assim como não há espaço para o bebê crescer — o feto não sobrevive. A ruptura do saco gestacional geralmente ocorre entre a 6ª e a 16ª semanas de gravidez ectópica.

Na gravidez ectópica, a quantidade de beta-hCG aparece diminuída, em relação àquela das gestações intra-uterinas. Em gestações normais, o beta-hCG sérico dobra de valor a cada 48 horas, enquanto nas gravidezes inviáveis (abortamento ou GE) o aumento, neste período de 48 horas, é de 66%2,3.

Na gravidez nas trompas, como o próprio nome já diz, ocorre nas trompas. Ou seja, o óvulo fecundado não chega até o útero e se firma nas tubas uterinas. Infelizmente, a gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O óvulo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode prejudicar várias estruturas maternas.

Qual exame detecta gravidez Ectópica? No surgimento de sintomas, o médico deve ser procurado para uma avaliação precisa e a indicação do tratamento adequado. Para detectar se o embrião está em desenvolvimento fora do útero, é realizada uma ultrassonografia depois de feito o exame Beta HCG, que pode dar positivo ou não.

Não é possível ficar menstruada durante a gravidez, porém, existem algumas mulheres que têm sangramentos durante a gestação. "Tanto na gravidez uterina quanto na ectópica a mulher pode ter sangramentos, mas não é obrigatório que aconteça", ressalta a ginecologista Michele Panzan.

O óvulo fertilizado não sobrevive fora do útero. Segundo, devido ao risco de vida para a gestante. O médico então realiza um procedimento cirúrgico para remover o embrião e reparar a área danificada. Mas em algumas situações o médico avalia a possibilidade de passagem desse ovo fecundado pelas tubas, para preservá-las.

O médico suspeita de uma gravidez ectópica em mulheres que estão em idade fértil e que apresentam dor abdominal inferior ou sangramento vaginal, desmaiam ou entram em choque. Um exame de gravidez é feito nessas mulheres.

Outras estruturas do corpo simplesmente não são capazes de proteger ou nutrir um embrião. As mulheres com maior risco de gravidez ectópica são aquelas que já tiveram uma antes.

gravidez tópica — dentro do útero; gravidez ectópica — o primeiro USG já mostra uma gravidez fora do local; abortamento em curso — sinais de perda, como frequência batimentos cardíaco-fetais incompatível com a idade gestacional; gravidez incipiente — ainda não há indícios de gestação dentro da cavidade uterina.

Os sinais que podem sugerir uma gestação abdominal são sangramento vaginal anormal, dor abdominal, movimentos fetais dolorosos, fácil palpação das partes fetais, náusea e vômito excessivos, evidência de restrição de crescimento intra-uterino, oligoâmnio e falha de resposta à ocitocina ou prostaglandina2.

A primeira delas é o aumento gradativo do tamanho do útero. Isso pode causar câimbras ou até uma tensão abdominal. Nesse caso, as dores podem ser mais notadas especialmente durante o primeiro trimestre. Em geral, é uma dor mais leve, de baixa intensidade, que pouco a pouco desaparece à medida que a gravidez progride.

Dores na gravidez são inevitáveis!
E bem no início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Os sintomas e sinais clássicos de gravidez ectópica são dor, sangramento vaginal e amenorreia. Instabilidade hemodinâmica e dor à mobilização do colo podem indicar ruptura ou ruptura iminente da gravidez ectópica. Se a mulher estiver hemodinamicamente estável, a ultrassonografia transvaginal deve ser a primeira opção.