Onde é a dor da cistite?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O sintoma clássico da cistite é dor ou ardor para urinar e a necessidade frequente de urinar eliminando apenas pequena quantidade em cada micção. Em alguns casos, o paciente pode urinar sangue ou apresentar dor na pélvis (parte baixa da barriga).

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Em especial, a fenazopiridina é um analgésico de vias urinárias, ou seja, é quase como um antiinflamatório para cistite. Fica a dica, esse remédio deixa a urina laranja, então quem tomar não deve se assustar com isso.

Antibióticos
Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão.

Fatores que pioram
Bebida alcoólica. Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.). Café. Chá preto.

O exame de urina simples (EAS ou sumário de urina ou urina tipo I) pode nos auxiliar quanto ao diagnóstico, mas não é indispensável.

Portanto, respondendo uma dúvida frequente, se a nimesulida serve para infecção urinária, a resposta é que ela ajuda a diminuir a dor, mas não a curar a infecção.

Para que serve: Pyridium é indicado para o alívio de disúria (dor no momento de urinar), dor, ardor e outros desconfortos decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, causados por infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

Pyridium é um analgésico com atuação trato urinário, sendo indicado para aliviar dor, ardor ou desconforto ao urinar, sintomas comuns de infecções no sistema urinário.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.