Onde dói quem tem intolerância à lactose?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Os sintomas aparecem entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de laticínios. Os mais comuns são: inchaço abdominal, cólicas, gases, flatulência, diarreia, assaduras, náuseas, vômitos, cãibras e, algumas vezes, constipação intestinal.

Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose e podem levar de 6 a 12h.

O que fazer durante uma crise de intolerância à lactose?

  1. Beba muita água.
  2. Aproveite os benefícios dos chás.
  3. Consuma alimentos verdes.
  4. A suplementação de lactase na dieta: características e benefícios.

Os principais são: distensão abdominal, cólicas, náuseas e vômitos, excesso de flatulências e diarreia, que pode progredir para assaduras ou até mesmo desenvolvimento de hemorroidas, já que devido a fermentação as fezes podem apresentar uma acidez acima do comum e ferir a região.

A intolerância à lactose geralmente causa dor de estômago e dores de gases ou cólicas estomacais. As dores do gás podem parecer agudas às vezes, embora geralmente não pareçam queimar. As dores de gases podem doer muito, mas não duram muito. Eles geralmente se movem rapidamente para diferentes partes da barriga.

Deficiência secundária
Nesse último tipo a intolerância pode ser temporária, acontecendo pelo aparecimento de outras doenças intestinais. Alguns exemplos são: diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, por exemplo.

Os sintomas de intolerância à lactose estão relacionados ao sistema digestório. Isso porque, as bactérias que vivem no intestino fermentam o açúcar do leite causando muito desconforto e mal-estar. Esses sinais podem começar de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de leite ou derivados.

A intolerância a lactose gera um conjunto de sintomas relacionados à má-absorção da lactose, mas não traz consequências em longo prazo, ou seja, não deve ser considerada uma doença.

Beba um chazinho
Se esqueceu da intolerância e abusou dos derivados do leite? Para tranquilizar o estômago, aposte num bom e velho chá medicinal. Camomila, erva-doce e hortelã são opções perfeitas para acalmar a barriga, ainda mais se produzidos com folhas naturais.

- Teste de intolerância à lactose: o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, colhe amostras de sangue para medir os níveis de glicose. - Teste de hidrogênio na respiração: considera o nível de hidrogênio eliminado na expiração depois de o paciente ter ingerido doses altas de lactose.

As pessoas com intolerância à lactose podem sentir desconforto 30 minutos a duas horas após consumir leite ou derivados. Os sintomas variam de leves a acentuados. dependendo da quantidade de lactose ingerida e a quantidade que ela pode tolerar.

Leite: o leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes à lactose. Devemos ressaltar a importância da alimentação saudável em quaisquer situações.

Em apenas uma semana, é possível que o inchaço diminua e que sua pele fique mais bonita. Na verdade, o consumo de leite nem sempre afeta a derme, mas há casos que a inflamação corporal reflete na superfície, causando acne. Além disso, você se sentirá mais confortável e menos cansado após as refeições.

Por ser uma carência enzimática, infelizmente não há uma cura para a intolerância à lactose. Mas seguindo as orientações do seu médico e cuidando bem da alimentação, os problemas tendem a ser mínimos e a pessoa pode levar uma vida normal. O tratamento se baseia em dieta sem alimentos que contenham a lactose.

Não é incomum, ao longo da vida, o paciente perceber uma certa piora nos sintomas apresentados após consumir produtos lácteos. Às vezes, os sintomas surgem somente após a segunda ou terceira xícara de café com leite, ou em um dia em que o consumo de laticínios foge da rotina.

Prevenção e tratamento. Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se evitar os sintomas excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado em comprimidos ou tabletes mastigáveis.

A intolerância possui três classificações: primária, secundária e congênita. A intolerância ontogenética à lactose ou hipolactasia primária adulta é a forma mais comum. Já a deficiência secundária consiste em um quadro fisiopatológico que tem como consequência a má absorção de lactose.

"Diversos estudos foram feitos tentando estabelecer uma relação de causa-efeito entre cefaleia e intolerância à lactose, com resultados divergentes. A conclusão, até o momento, é a de que pacientes com intolerância severa podem ter como sintomas dores de cabeça.

Sim, a intolerância à lactose é uma das causas da tontura. O ouvido responde rapidamente as alterações de açúcar do sangue e uma das causas dessa oscilação é a intolerancia à lactose. Caso você tenha zumbido e sintomas gastrointestinais, com cólica, estufamento e gases, a intolerância à lactose deve ser investigada.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.