Onde dói quem tem diverticulite?

Perguntado por: esampaio2 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais.

“Os sintomas da diverticulite leve costumam ser dor abdominal, mal-estar e estufamento da barriga“, lista a médica. Já nos quadros críticos, a dor é intensa e vem acompanhada de febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes.

A diverticulite é a inflamação de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos). Ela pode ou não ser acompanhada de infecção. A diverticulite normalmente afeta o intestino grosso (cólon). Os sintomas habituais incluem dor abdominal inferior esquerda, sensibilidade e febre.

A diverticulite é muitas vezes chamada de “apendicite do lado esquerdo”. Os sintomas podem ser muito parecidos, visto que o processo fisiopatológico é semelhante. Em geral, os sintomas da diverticulite aguda são: Mal-estar.

Caso o paciente apresente dor na doença diverticular não complicada, o médico pode receitar analgésicos, antiespasmódicos e antiflatulentos e, em alguns casos, antiinflamatórios específicos para o trato digestivo (Sulfasalazina e derivados).

A mesalazina é comprovadamente o fármaco de escolha para se obter a remissão da doença na colite ulcerativa, na doença de Crohn e na doença diverticular do cólon, bem como na prevenção da diverticulite.

Agora bora para o que interessa: antibióticos para diverticulite aguda!
...
Também podem ser utilizados:

  • Levofloxacina 750 mg 24/24h + Metronidazol 500 mg 8/8h.
  • Sulfametoxazol 800mg -Trimetoprim 160mg 12/12h + Metronidazol 500 mg 8/8h.
  • Moxifloxacina 400 mg 24/24h.

A diverticulite provoca fortes dores abdominais, sensibilidade no abdômen (especialmente no lado inferior esquerdo), inchaço ou gases, náusea e vômitos, febre e inapetência. A intensidade dos sintomas depende da gravidade da inflamação, que em casos menos graves pode passar despercebida.

embutidos, como linguiça, salsicha, salame e mortadela e todos os tipos de carnes processadas em geral; bebidas gaseificadas, como água com gás ou refrigerantes, por exemplo, de forma a evitar o inchaço abdominal; leite e derivados.

Você deve se preocupar com a doença diverticular quando houver algum sintoma, mas só o médico poderá dar o diagnóstico e o melhor tratamento. O câncer de intestino também chamado de câncer colorretal é o terceiro mais incidente no Brasil, atrás do câncer de próstata e de mama.

Uma das formas de amenizar as crises de diverticulite é evitar o consumo de carne vermelha, gordura, alimentos em conserva e massas, em casos de uma crise aguda, o leite e derivados devem ser evitados, pois podem aumentar os sintomas.

O que causa a diverticulite? Não se sabe, exatamente, como os divertículos se formam, mas acredita-se que tanto fatores genéticos quanto uma dieta pobre em fibras leva à formação de fezes pouco hidratadas, aumentando a pressão no intestino, o que pode facilitar a formação e inflamação dos divertículos.

Tomografia computadorizada (TC)
A TC de abdome com contraste venoso, oral e retal é o teste de escolha para confirmação de uma suspeita de diverticulite. O achado de infiltração da gordura pericólica é diagnóstico, bem como o espessamento da parede do colo e a formação de abscessos.

Quando aparece a inflamação, a mucosa do intestino incha e fica irritada. A inflamação dificulta a absorção de água, gordura e nutrientes; pode causar dor na região abdominal, sangramentos e diarreia. Inflamação persistente pode causar complicações e até mesmo danos permanentes.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Nos casos de diverticulose (sem inflamação nos divertículos), a recomendação para evitar uma nova crise (diverticulite) é uma dieta rica em fibras (frutas, verduras e vegetais crus, pão integral, arroz integral, feijões, farelo de aveia, farinha de linhaça, etc).

Durante as crises a paciente deve evitar também cascas de frutas, vegetais crus, carnes vermelhas, alimentos que provocam gases, leite, ovos, refrigerantes e feijão.

Como é o tratamento da diverticulite e a cirurgia. Os casos leves em geral são tratados em casa, com antibiótico oral, repouso e muita hidratação. Se tudo der certo, a pessoa se livra da inflamação em até dez dias. A alimentação também pode ser modificada, favorecendo alimentos líquidos.