Onde dói quando tem bursite?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

A bursite se caracteriza pela inflamação das bursas, as quais se caracterizam como bolsas compostas por líquidos localizadas nas articulações. Ombros, quadris, joelhos e calcanhares são as principais regiões afetadas.

Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos.

O tratamento caseiro para a bursite pode ser feito com a aplicação de compressas de gelo na articulação durante 15 a 20 minutos, cerca de 4 vezes ao dia, por 3 a 5 dias, em caso de dor e inchaço. Além disso, também é importante evitar o uso da articulação afetada para permitir a sua recuperação.

A tendinite é uma inflamação do tendão, caracterizada por inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Já a bursite é a inflamação da bursa (uma "bolsa" cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo), e que se localiza em ombros, cotovelos, quadril, joelhos.

Ultrassom e o exame de ressonância magnética são geralmente usados para realizar o diagnóstico da bursite.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Porque bursite dói mais à noite? Um dos motivos para a bursite piorar à noite acontece devido ao relaxamento da musculatura quando o paciente se deita, o que faz com que o úmero se aproxime do acrômio, aumentando o contato da bursa inflamada com esses ossos, provocando dor.

Bursite crônica
Em algumas situações, a parede da bursa se torna mais espessa. Caso a bursa lesionada seja submetida a um esforço anormal ou tensão contínua, essa inflamação pode piorar. Com isso, a dor e o inchaço persistentes podem limitar a movimentação do órgão, enfraquecendo os músculos.

O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados.

A melhora se inicia nos primeiros 2 a 3 dias de tratamento, com a recuperação completa dentro de poucas semanas, se for seguido o tratamento rigorosamente. O tratamento consiste em repouso, compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios, quando necessário.

Portanto, a melhor posição é de “barriga para cima”, com uma almofada ou travesseiro, de forma a elevar um pouco o ombro dolorido. Agora, se mesmo assim, a dor persistir, convém consultar seu médico ortopedista especialista em ombro, e dependendo do caso, pode prescrever anti-inflamatórios ou analgésicos.

Musculação é indicado em caso de bursite no ombro? Não. A bursite é uma inflamação no ombro geralmente secundária a outra doença, como tendinite. Primeiramente é necessário tratar a causa, para assim melhorar a inflamação para somente depois manter o alongamento e o fortalecimento em uma academia.

A inflamação causa muita dor, inchaço e edema do tendão, podendo ocorrer em qualquer região do corpo. Contudo, costuma aparecer principalmente no ombro, no cotovelo, no punho, no joelho e no tornozelo.

A tendinite e a bursite são inflamações que acontecem no tecido que envolve os músculos, sendo que a principal diferença é que a tendinite ocorre no tendão que é a parte final do músculo que se liga ao osso, e a bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido que serve como um amortecedor entre os ...