Onde dói quando tem artrose?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Dores nas juntas, inchaço e rangidos nas articulações podem ser sinais de artrose, a quarta principal causa da redução da qualidade de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas só no Brasil e pode afetar principalmente pessoas com idade mais avançada.

As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores.

Em alguns casos pode ser necessário realizar uma radiografia simples da articulação envolvida, que vai evidenciar as alterações decorrentes da doença na cartilagem e nos ossos adjacentes e ajuda a diferenciar de outras doenças articulares, além de outros exames complementares, como a análise do líquido sinovial, para ...

O uso repetitivo das articulações por um longo período certamente traz danos à cartilagem, o que gera dor nas articulações e inchaço. Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Realinhamento dos ossos através de cirurgia; Substituição da articulação; Fisioterapia; Terapia ocupacional.

A artrose surge quando há degeneração da cartilagem e do osso que ela protege. A doença se manifesta inicialmente em ocasiões pontuais, como após a prática de atividade física. Mas com o aumento do desgaste na articulação, as dores passam a ser constantes e mais intensas.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

Inicialmente são crises esparsas, que duram um ou dois dias e provocam dor leve. Com a evolução do processo degenerativo as crises ficam mais frequentes, duram mais dias e a intensidade da dor aumenta. Nas fases avançadas da artrose não existem mais crises de dor.

A vitamina K, por exemplo, é bem conhecida por sua função na saúde dos ossos e cartilagens. Alguns estudos transversais mostraram que a diminuição dos níveis séricos de vitamina K1 está associada a uma maior prevalência de artrose de joelhos e mãos.

Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

“O médico indicado para o tratamento clínico da osteoartrite é o reumatologista. Ele é o especialista que irá fazer o acompanhamento da doença, mas pode solicitar a interface/interconsulta de outras especialidades”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

E como diferenciar artrose de artrite? A artrite é uma inflamação das articulações, enquanto a artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações. Dessa forma, é essencial que o paciente seja acompanhado por um médico especialista no tema.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).