Onde dói quando se tem ansiedade?

Perguntado por: azaganelli2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Mas alguns sintomas podem permanecer por dias. Crises recorrentes podem ser o desenvolvimento de um Transtorno de Ansiedade. Alguns sintomas são taquicardia, sudorese, calafrios, tremores, falta de ar, dor ou aperto no peito e medo de morrer ou enlouquecer.

A ansiedade não afeta apenas os órgãos mais óbvios, como cérebro e coração: ela atinge até as funções internas, como o baço e as células sanguíneas.

De acordo com especialistas, problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna.

Tipos de ansiedade: conheça 6 tipos

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. ...
  2. Fobia social. ...
  3. Síndrome do Pânico. ...
  4. Agorafobia. ...
  5. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  6. Estresse pós-traumático.

6 formas de combater a ansiedade sem remédios

  • Meditação. Usada em diversas culturas, a meditação ajuda a lidar com as preocupações e as emoções, através do controle da respiração e da atenção plena ao momento presente. ...
  • Yoga. ...
  • Hipnose. ...
  • Mindfulness. ...
  • Acupuntura. ...
  • Budismo.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Segundo a análise, a ansiedade piora pela manhã porque a resposta ao estresse descansa à noite enquanto a pessoa dorme, mas pode não descansar tanto em indivíduos com níveis mais altos de ansiedade, então aquele estresse fica acumulado ao longo da noite. Ao acordar, ele é liberado.

Em situações mais delicadas, algumas pessoas podem acordar assustadas, com o coração acelerado. Aliás, é interessante comentar que os ataques de pânico ocorrem com maior frequência de madrugada, entre 01h30 e 03h30, quando a ajuda está menos disponível (essa constatação piora o quadro de ansiedade).

Qualquer músculo ou grupo de músculos é suscetível à ansiedade e o estresse causa tensão e dor. Uma vez que os músculos estão tensos, eles podem ter espasmos e "travar", o que pode causar ainda mais dor e imobilidade, como a comumente associada à dor crônica nas costas.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Pessoas ansiosas devem evitar ao máximo situações que possam desencadear crises. Por isso, avalie a sua rotina e identifique momentos e atividades capazes de gerar quadros de estresse. Ao reconhecer essas circunstâncias, trabalhe para reduzi-las.

Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos.

Chás e remédios caseiros e naturais para ansiedade

  1. Chá de camomila. Muito conhecida por ajudar a acalmar, a camomila é uma planta que auxilia diretamente na melhora dos efeitos da ansiedade. ...
  2. Chá de lavanda. ...
  3. Chocolate amargo. ...
  4. Chá de erva-cidreira.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

Continuar lendo Onde dói dói tudo?