Onde dói quando rompe o LCA?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quando temos uma lesão do LCA os primeiros sintomas são dor e inchaço do joelho, porém após essa fase inicial a lesão do ligamento leva a uma instabilidade do joelho, com sensação de falseio e insegurança.

No momento do trauma, o indivíduo sente uma dor súbita no joelho e é comum que o joelho aumente seu volume (inchaço) logo nas primeiras horas após o ocorrido.

Depende. A reabilitação do LCA é progressiva. Você não ficará sem andar por 9 meses. Mas se seu trabalho exigir movimentos de giro e desacelerações abruptas, terá que esperar os 9 meses.

Não. A lesão de LCA provoca instabilidade articular e a chance de ocorrer nova entorse com piora da lesão articular é muito grande. Trata-se de uma lesão que necessita de tratamento cirúrgico.

Não tem nenhum problema em realizar atividades físicas com o ligamento rompido. Você apenas precisa evitar atividades que aumentam o risco de novas entorses do joelho como saltos, esportes de contato e atividades que necessitam mudança de direção bruscas.

O ligamento colateral medial (LCM) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão.

Exercícios indicados para fisioterapia em lesões de LCA

  • Extensão do joelho (primeiramente sem, depois com caneleiras);
  • Flexão do joelho (com e sem caneleiras);
  • Agachamentos (com bola ou com pesos, com ambos os pés e com um pé só);
  • Exercícios para os abdutores e adutores.

Se não operar, com o tempo aparecerão lesões nos meniscos e depois o desgaste da cartilagem ( artrose ). Você perceberá também que o joelho fica mais frouxo, sendo cada vez mais fácil acontecer o falseio.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

O tempo e o método de tratamento dependerão da lesão. Pode ser necessário uso de órtese (bota) por 3 à 6 semanas. Além disso, fisioterapia motora auxilia na recuperação após a imobilização, com alongamento e fortalecimento.

Não existe regeneração do ligamento rompido quando este é o ligamento cruzado anterior. Este ligamento não se regenera ou cicatriza. O que deve ser reavaliado é o grau de instabilidade gerado pela lesão parcial deste ligamento.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das principais lesões no joelho e a primeira causa de recomendação cirúrgica entre atletas.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Diferente de outras estruturas, o LCA não se regenera sozinho. Por isso, frequentemente é necessário empregar tratamentos para reconstruir o ligamento. Em alguns casos, é possível empregar somente tratamentos menos invasivos, como o Plasma Rico em Plaquetas.

O agachamento é um exercício que gera polêmica, para alguns é considerado vilão e não se deve utilizar em determinamos tipos de patologias, como problemas com ligamento cruzado anterior (LCA) ou problemas de menisco, por exemplo.

A cirurgia do ligamento cruzado anterior dura, em média de 40 minutos a 1 hora e é toda realizada por vídeo, técnica denominada artroscopia, na qual operamos visualizando o procedimento em um monitor. Primeiramente, retiramos o ligamento rompido.