Onde dói quando o fígado está inflamado?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

Hepatite nada mais é que a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Fígado: Dor abdominal do lado direito, barriga inchada e cor amarelada na pele e nos olhos. Boca amarga, má digestão, gases superiores (como arrotos), náusea e vômitos. Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo.

Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.

Além do alto teor de açúcar em sua composição, os refrigerantes e as bebidas energéticas são ricas em frutose ou em xarope de milho, aumentando o consumo de carboidratos. O excesso dessas substâncias pode aumentar o risco de infecções no fígado.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

A inflamação do fígado por qualquer causa se permanecer durante um longo período de tempo causa o que é chamado cientificamente de “cicatrizes”, (cirrose). É normal um fígado cirrótico ficar endurecido e diminuído de tamanho. A cirrose avançada torna o fígado incapaz de funcionar.

Ficar muito tempo com a inflamação pode se tornar algo crônico e causar cicatrizes no fígado e outros problemas”, alerta o clínico Marcos Pontes, da Clínica Evoluccy, em Brasília. A presença de gordura no fígado é normal, mas o índice deve se manter menor que 5% para ser considerado saudável.

Para a cólica no fígado, especificamente, a administração de antiespasmódicos é uma boa opção para a conter as dores na região da barriga. O Buscopan gotas (caixinha verde), por exemplo, controla os espasmos que geram dor e desconforto abdominal, o que gera alívio rápido e prolongado.

Os sintomas de pancreatite crônica incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de peso, diarreia e fezes gordurosas. No tratamento para pancreatite crônica pode ser necessário líquidos intravenosos, analgésicos, dieta hipogordurosa e suplementos enzimáticos.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  • Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Icterícia;
  • Diarreia;
  • Fezes gordurosas;
  • Febre;
  • Perda de peso acelerada e não intencional.

Sintomas de problemas no pâncreas

  1. Dores constantes no abdômen;
  2. Olhos e pele amarelados;
  3. Urina de cor escura;
  4. Após as refeições sentir má digestão;
  5. Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  6. Sensação de estômago ou barriga inchados;
  7. Vômitos e náuseas recorrentes.

3ª semana. O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado. A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

No corpo do receptor, a metade do fígado doado também se regenera, assumindo o tamanho normal em 2 a 3 meses – ainda mais rápido! Contudo, essa capacidade regenerativa pode ser comprometida em duas situações.

Lado direito superior do abdome: "Abaixo da última costela, fica a vesícula. Uma dor forte ali pode significar cálculo e requer investigação", diz Sakano.

A dor nas costas embaixo da costela pode ser causada por problemas no fígado, pâncreas ou vesícula biliar. Outras possíveis causas incluem lesões musculares, hérnia de disco e problemas na coluna vertebral.

O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins).

A maioria dos nódulos benignos, enquanto pequenos, não apresenta sintomas nem prejudicam as funções do fígado. Porém, nódulos maiores podem causar dor no abdômen, náuseas, vômitos e alterar o apetite, além do risco de sangramentos.