Onde dói o intestino grosso?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Para aliviá-la, você pode massagear a barriga com movimentos circulares no sentido horário. Massageie um lado, até que sinta a região menos dura, e depois repita o processo na outra extremidade, até completar todo o abdome. “O uso de medicamentos antiespasmódicos também pode ser necessário", complementa a Dra. Zuleica.

O intestino delgado é dividido em duodeno, jejuno e íleo. Juntos, eles podem ter mais de 6 metros de comprimento. O duodeno e o jejuno são encontrados no quadrante superior esquerdo, enquanto o íleo está no quadrante inferior direito do abdome.

A cólica intestinal é uma dor entre leve e moderada e pode ter inúmeras causas: alimentação incorreta, baixa ingestão de fibras, infecções, doença ou problema no intestino³. De modo geral, tudo o que provoca gases, prisão de ventre ou diarreia pode causar esse tipo de incômodo³.

Dores abdominais constantes, além de episódios de diarreia frequentes, constipação, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço, fraqueza e até mesmo aftas. Esses são alguns dos sintomas frequentes que pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais podem enfrentar.

doença de Crohn; síndrome do intestino irritável; retocolite ulcerosa; obstipação.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.

Fezes pretas ou de cor escura.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Um exemplo de remédio para doença inflamatória intestinal é o BuscoDuo que contém, em sua fórmula, o butilbrometo de escopolamina. Ele diminui as contrações da musculatura dos órgãos dos sistemas digestivo e paracetamol que alivia a dor5.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer.

A colite é caracterizada pela inflamação do cólon, que corresponde a maior porção do intestino grosso. A inflamação do cólon pode provocar desconforto e dor abdominal, que pode ser leve e recorrente ou grave e aguda, aparecendo repentinamente.

As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen, mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa. O que se sente: Podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas.

Continuar lendo Onde dói dói tudo?