Onde dói o câncer colorretal?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer.

alteração do formato das fezes, que passam a ser mais alongadas e finas; dores para evacuar; falta de sensação de alivio ao evacuar, como se ainda houvesse um peso a ser liberado; acúmulo de fezes na região abdominal, causando problemas de digestão e inchaços.

Além da colonoscopia e da sigmoidoscopia, ainda podem ser usados, como recurso para diagnóstico do câncer colorretal, os seguintes exames de imagem: Ultrassonografia – reproduz imagens dos órgãos em tempo real. Pode ser feito o ultrassom abdominal ou o endorretal.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Presença de sangue nas fezes. Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal. Cansaço e fadiga. Perda de peso sem um motivo específico.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Em geral, um tumor de intestino, conforme aumenta de tamanho, ele vai obstruindo o intestino, consequentemente reduz a frequência das evacuações. Por exemplo, se o comum da pessoa é evacuar uma vez ao dia, ela passa a ir cada vez mais espaçadamente. Existem casos de pacientes que evacuam uma vez a cada 23 dias.

Os sintomas mais comuns são:

  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dores abdominais.
  • Dores ao evacuar.
  • Diarreia ou prisão de ventre que não passam.
  • Sensação de empachamento.
  • Mudanças no apetite.
  • Perda de peso inexplicável.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Pólipo é uma lesão na parede interna do intestino que pode virar câncer em um processo que leva de cinco a 15 anos.

Estádio 4: esse é o estágio mais avançado do câncer de intestino. Nessa fase, a doença está em metástase pelos órgãos distantes, como pulmão, fígado ou ossos. São indicadas cirurgias das metástases e quimioterapia. Nessa fase, 20-30% dos pacientes se curam.

Pólipos no intestino: sintomas da doença

  • Sangramento;
  • Fezes com muco;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Dores abdominais.