Onde dói a neuralgia?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

A dor da neuralgia do trigêmeo afeta mais frequentemente a região maxilar ou mandibular na face correspondente a 2a e 3a divisões do nervo trigêmeo, sendo o lado direito da face mais frequentemente. Mais de um ramo nervoso pode ser afetado pelo distúrbio.

De forma geral, as crises duram de poucos segundos a 2 minutos. No entanto, elas podem se repetir mais de uma vez por dia.

Quando o médico suspeita que um paciente apresenta neuralgia do trigêmeo, geralmente é solicitada uma ressonância magnética de crânio (RMC), como mencionamos. O objetivo deste exame não é ter “certeza” que aquela dor é a neuralgia do trigêmeo, e sim, saber se aquela dor não é decorrente de outra doença.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Todas as causas que irritem os nervos periféricos podem causar nevralgia (irritação química, infecções, medicamentos, doenças como a porfiria, pressões internas ou externas sobre os nervos, trauma, etc.), mas a nevralgia pós-herpética e a neuralgia do trigêmeo são os dois tipos mais comuns.

Conhecida, por muitos, por ser a pior dor do mundo, a nevralgia é uma condição causada pelo estímulo anormal de um nervo. Existem diversos fatores que podem desencadear esse problema, como a diabetes, HIV, sífilis etc.

Carbamazepina e oxcarbazepina são drogas de primeira escolha no tratamento da neuralgia do trigêmeo e oferecem controle inicial significativo da dor em quase 90% dos pacientes.

O principal dos sintomas da neuralgia do trigêmeo é a dor no rosto, do tipo choque, de caráter paroxístico (vem de repente, de forma súbita), que acomete a parte superior e/ou média e/ou inferior da metade do rosto.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, entre os medicamentos investigados, lidocaína, toxina botulínica tipo A e carbamazepina destacaram-se pela sua alta eficácia e podem ser recomendados como tratamento de primeira linha para neuralgia do trigêmeo.

A principal forma de prevenção da Neuralgia Pós-herpética é a vacina contra o aparecimento da doença de Herpes Zoster. É aconselhável que pacientes com mais de 60 anos recebam a vacina, no entanto, existe a vacinação para adultos e a infantil. Você pode saber mais sobre a vacina clicando aqui!

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

É um dos maiores nervos cranianos. Sua origem aparente no encéfalo se localiza entre a região lateral da ponte e o pedúnculo cerebelar médio, com uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora. Ele possui uma grande função sensitiva da cabeça e motora na mastigação.

(Figura 2) As pessoas com NT podem ter um ou mais ramos afetados, sendo a dor mais comumente unilateral. Dor em ambos os lados da face é incomum. Ataques repentinos de dor podem ser desencadeados pela escovação, mastigação, fala ou até pelo toque na face.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

O QUE É NEUROPATIA? A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

A dor neuropática não é fruto de ameaças no sítio de percepção, e sim uma disfunção do próprio sistema de captação e transmissão da dor tradicional (nervos/medula ou cérebro). Chamamos de nevralgia (ou neuralgia) as dores oriundas de disfunção nos nervos periféricos.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

Na nevralgia do grande occipital, a dor pode ser difícil de distinguir de outras cefaleias com uma localização semelhante. Assim, além da história e do exame clínico do doente, para identificar uma nevralgia do grande occipital pode ser necessário recorrer: A exames de imagem; A bloqueios nervosos com anestésico.

A dor resultante de neuralgia do trigêmeo pode aparecer espontaneamente, mas, muitas vezes, é desencadeada quando se toca num ponto específico (denominado ponto-gatilho) da face, dos lábios ou da língua ou por atividades como escovar os dentes ou mastigar.