Onde dói a dor da gastrite?

Perguntado por: olancastre2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

A gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos). O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida.

A popular “dor no estômago” é na verdade a dor epigástrica ou epigastralgia, caracterizada por ser uma dor que surge na parte superior do abdômen, abaixo do tórax, região que corresponde ao local onde o estômago começa.

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago que causa uma forte sensação de queimação, além de dor e azia. Ela pode ser aguda, surgindo rapidamente ou evoluir lentamente no caso da gastrite crônica.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

A gastrite aguda acontece de forma repentina e geralmente está associada ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides ou infecções. Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação.

Pode ter relação com o fato de fazer as refeições perto da hora de dormir, deitar muito cedo após comer, estar acima do peso ou consumir alimentos gordurosos, picantes ou fritos; úlceras pépticas: são causadas pela ação do ácido clorídrico em função do abuso de anti-inflamatórios e da infecção pela bactéria H. Pylori.

A dor e a queimação, sintomas típicos da gastrite, são consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

  • Adicionar Esomeprazol 20mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 20MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Pepsamar 230mg com 10 Comprimidos Mastigáveis. Pepsamar 230mg com 10 Comprimidos Mastigáveis. ...
  • Adicionar Gastrol com 20 Pastilhas. ...
  • Adicionar Kit 3 Pantoprazol 40mg Medley Genérico com 42 Comprimidos cada.

Por fim, o jejum prolongado seguido de refeições exageradas, a ingestão de alimentos industrializados, como refrigerantes e carnes processadas, e o consumo excessivo de café fazem mal e podem acabar desencadeando a doença.

Dor abdominal. Desconforto no abdome, normalmente acima do umbigo. Sensação de plenitude na parte superior do abdome, após uma refeição leve. Azia ou indigestão.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Se você sente dores frequentes no estômago, isso é sinal de que algo não está bem. Essa dor pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Ou seja, estar atento aos pequenos sinais lhe ajuda a evitar possíveis complicações e receber o melhor tratamento.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Não é grave ter dores de barriga ocasionalmente, mas é preciso estar atento a outros sintomas e procurar o médico se estes persistirem ou se agravarem. A gastrite, tal como a úlcera, é uma doença péptica (digestiva), sendo que ambas são inflamações do revestimento mucoso do estômago.