Onde dói a contração de parto?

Perguntado por: smatos . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando. Se a sua barriga endurecer a cada 5 minutos, por 30 segundos ou mais, permanecendo assim por mais de uma hora, apresentando dor ou incomodo, não obtendo melhora com repouso.

A bolsa com o líquido amniótico vai romper durante as contrações. Ademais, o tampão mucoso, responsável por vedar a cavidade uterina, vai cair. A barriga também muda de formato e fica enrijecida durante as contrações.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

O tampão mucoso está associado ao afinamento do colo do útero e início da dilatação. Isso pode ocorrer dias antes das contrações começarem – explica. É importante destacar que, ao entrar em trabalho de parto, a gestante sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas.

Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto. Aumento das secreções vaginais: pode ser transparente, rosado ou com rastros de sangue.

Contrações regulares
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

A maioria delas não anula totalmente os desconfortos, mas consegue proporcionar mais tranquilidade à mãe.

  1. MASSAGENS. A massagem é um dos principais métodos de alívio das dores do parto. ...
  2. ÁGUA MORNA. ...
  3. RESPIRAÇÃO ADEQUADA. ...
  4. BOLAS DE PILATES E MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE.

Outra maneira de tentar desvendar se você está tendo perda de líquido amniótico é contrair os músculos pélvicos durante a sensação do fluxo e observar. Se o fluxo parar, o que está saindo pode ser urina que acaba saindo involuntariamente pela pressão do útero sobre a bexiga.

É normal o bebê mexer durante as contrações? O bebê, já encaixado, se mexe bastante e as contrações de treinameto já são sentidas. É hora de verificar se está tudo pronto para a hora do nascimento, como a malinha do bebê e os documentos necessários para apresentar na maternidade.

Também não se deve tentar o toque em casa, apenas um médico especializado e treinado para isso deve fazer. Lembre-se dos riscos que estão ao redor deste exame, um parto prematuro ou mesmo um aborto espontâneo. O exame de toque complementa outros exames. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

A dor característica da contração é uma que irradia das costas para o abdômen ou faz o caminho contrário. A dor da contração também é confundida com cólica menstrual, especialmente no início, mas a tendência é ficar cada vez mais forte e frequente.

Saiba como diferenciar elas das contrações do momento do parto. As contrações de Braxton Hicks – também conhecidas como contrações de treinamento ou falsas contrações – consistem em contrações uterinas que podem ser percebidas habitualmente a partir do terceiro trimestre de gravidez.

É muito comum, inclusive, que essas contrações comecem à noite devido ao aumento da produção de melatonina (causado pelo relaxamento), e a mulher amanhecer sem sentir nada. Na grande maioria das vezes, durante esse período o colo do útero vai amolecendo e afinando.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Isso ocorre pois a bexiga fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê, diminuindo a capacidade de armazenamento da urina. Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve.