Onde diz na Bíblia que não podemos comer carne na Semana Santa?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Além disso, muitos religiosos creem que ao fazer jejum ou se abster de comer carne, a pessoa expressa seu desejo de se afastar dos pecados. Mas em que livro da bíblia está escrito que não pode comer carne na sexta-feira santa e no sábado de aleluia? Está descrito em Levítico 11.

Caso a pessoa coma uma carne que não seja peixe na Sexta-feira Santa, a opinião dos padres varia. Alguns acreditam que é um pecado, enquanto outros não. No entanto, é importante lembrar que a abstinência de carne é uma norma que favorece a espiritualidade e não está nos 10 mandamentos.

É considerado um pecado comer carne na semana santa? Não necessariamente. Embora a abstinência de carne seja recomendada pela Igreja Católica durante essa época, ela não é considerada um pecado em si mesma. O importante é o respeito às tradições religiosas e a reflexão sobre o significado da Páscoa.

O evangélico faz o jejum por uma causa que tem por um conhecido, familiar, amigo como propósito de que Deus tire o mal da vida dessa pessoa”, explicou.

Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus eliminou essas regras e “declarou limpos todos os alimentos” (Marcos 7: 18-19): “Não há nada fora do homem que o possa contaminar se entrar nele, mas as coisas que procedem do homem são o que o contamina”.

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

O que dizem que aconteceu nesse dia? No dia da sexta-feira da Paixão, aconteceu a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ele carregou a cruz por um longo trajeto e os soldados do Império Romano colocaram uma coroa de espinhos em Cristo. Ao finalizar o trajeto, ele foi morto e dois dias depois ressuscitado.

Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente”, acrescentou o pontífice.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Não comemos carne nessa data porque a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo. Portanto, devemos nos abster desse alimento como uma forma de respeito à figura, já que ela teria derramado seu sangue para salvar a humanidade.

A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.

O pastor explicou que a páscoa evangélica não está associada a morte e ressurreição de Cristo. "Nós entendemos que Cristo é a nossa passagem da morte para vida, da derrota para a vitória. Páscoa significa superar". Na tradição evangélica, a data é celebrada com apresentações teatrais e cultos nas igrejas.