Onde diz na Bíblia que Deus perdoa?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

O Salmo 51 visa trazer o perdão para o diálogo com o divino, sendo sua temática justamente sobre a grande misericórdia de Deus. ... Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como aservos de Cristo, fazendo de coração a bvontade de Deus, 7 Servindo de boa vontade ao Senhor, e não aos homens, 8 Sabendo que cada um areceberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.

Quem nos purifica e nos liberta do pecado é o Senhor Jesus, e só tem lugar no coração d'Ele quem se reconhece pecador. E não se trata de menor ou maior pecado, de termos falhado menos ou mais, de termos nascido numa família santa, sermos melhores do que o outro que já nasceu em meio ao pecado.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

Jesus estabeleceu um novo paradigma para toda a humanidade em seu diálogo com Pedro, quando este perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22).

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Neste Salmo, Davi começa dizendo: “Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.” Quando reconhecemos nossos erros e logo buscamos a Deus, ele nos ouve, pois um coração sincero e arrependido, e um espírito humilde, o Senhor não rejeita.

1 Ó Deus, os gentios vieram à tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras. 2 Deram os corpos mortos dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos, às feras da terra.

6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.

22 E sede acumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é aouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Quando nossos pensamentos tentam nos sabotar, temos que nos lembrar do que a bíblia diz a nosso respeito. Precisamos apreender a confiar no senhor de todo coração e não em nosso próprio entendimento. Quando confiamos em Deus sabemos que ele pode fazer milagres em toda e qualquer circunstância.

20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher areverencie o marido.