Onde devemos passar sabonete?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Segundo o dermatologista Cristiano Kakihara, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, devemos passar sabonete apenas nas áreas em que há excesso de produção de sebo, suor ou mau odor, como face, axilas, mãos, pés, genitais e região perianal.

Para o fazer encha o lavatório com água bem quente, mergulhe nesta uma toalha de rosto ou de bidé (a toalha deve ser de algodão) e esprema depois o excesso de líquido. Esfregue todo o corpo com um movimento firme e regular. No final a pele deve ficar levemente avermelhada.

Os óleos e hidratantes ajudam a fragrância a durar mais tempo no corpo do que os sabonetes. Os primeiros são considerados leave-on, ou seja, ficam com o cheirinho na pele e não precisam de enxague. Já o sabonete vai embora com a água no banho e, por isso, menos aroma permanece na pele.

O cuidado com as axilas precisa começar debaixo do chuveiro. Por isso, não esqueça de higienizar bem a região. Com um sabonete e uma esponja bem macia, faça movimentos leves e enxágue. Outro ponto importante é na hora de secar a área.

Não há um número certo para quantos banhos você deve tomar por semana, isso varia de acordo com o tipo de pele e clima da região. Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias.

Use água morna para permanecer mais hidratado. Coloque sabonete líquido em uma bucha e use-a para esfregar as costas. Segure-a com a mão esquerda e use a direita sobre o ombro direito para esfregar a parte superior direita das costas. Depois alterne as mãos e faça a mesma coisa do outro lado.

"Não precisa ficar ensaboando o corpo inteiro. O sabão remove o manto hidrolipídico da pele, que é composto por água e gordura, e que, na verdade, é uma barreira protetora", salienta a médica.

A recomendação médica é que cada pessoa tenha seu sabonete e para evitar ainda mais os riscos, troque a versão em barra pela líquida, que não traz problema algum. Caso não seja possível que cada um tenha o seu sabonete, é importante sempre retirar as sujeiras e pelos antes de tomar banho ou lavar as mãos.

“Esfregar a pele com a bucha diariamente pode ser muito prejudicial. Esse ato remove a proteção natural que temos, o manto lipídico cutâneo, deixando a derme suscetível a algumas doenças”, explica.

Banho confortável: 4 dicas para transformar completamente seu banho

  1. Um banheiro bem decorado proporciona bem-estar.
  2. Luzes e sombras fornecem uma atmosfera mais tranquila e relaxante.
  3. Nada melhor que um bom banho após um dia cansativo de trabalho.
  4. A temperatura ideal da água pode trazer muito conforto para banho.

Muitas pessoas ainda mantém o hábito de lavar o rosto enquanto estão no banho, mas especialistas reprovam a prática e afirmam que a água, em temperaturas altas, pode fazer mal à saúde da pele e influenciar na textura e hidratação.

Essa retirada que pode predispor um eczema ou ressecar a pele. Banhos muito demorados ou quentes, ou ficar utilizando sabão demais pode tirar essa camada lipídica. Se houver algum micro-organismo que dependa dela, esse sim pode ser afetado — explica.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

Janaland: O sabonete mais cheiroso do mundo!

Algumas opções naturais para clarear a virilha em casa:

  1. Esfoliante de aveia e óleo de coco. ...
  2. Esfoliante de bicarbonato de sódio. ...
  3. Creme de argila branca e camomila. ...
  4. Água de arroz.

O escurecimento da virilha normalmente é causado por algum tipo de atrito. Esse contato desenvolve uma resposta inflamatória que estimula a alta produção de melanina na região afetada, formando, assim, as manchas.

A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.