Onde deve ficar a ducha higiênica?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Com a ducha, se utilizada da maneira correta, a limpeza é mais eficaz. Para prevenir problemas e realizar uma higienização completa, basta utilizar a ducha higiênica somente na área externa da parte íntima e, se possível, complementar o uso com sabonete neutro.

Banheira: 0,50m do piso. Registro para banheira: 0,75m do piso. Ducha higiênica: 0,50 a 0,55m do piso e 0,35m deslocado do eixo do vaso.

Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente. Alguns médicos, inclusive, não recomendam o uso de papel higiênico para se limpar depois de fazer cocô. Isso porque a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele.

Modo de usar
De fato, o uso é bem simples. Basta acionar o seu comando para liberar o jato de água. Lembre-se de controlar a temperatura da água para que a limpeza seja agradável, pois a água excessivamente quente pode machucar. Para que a higienização seja completa, tenha por perto sabonete neutro líquido.

60 cm

Para facilitar a circulação até o box, considere a medida de 60 cm como distância entre a bacia sanitária e a parede da frente. Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos.

3. Papeleira: vai na mesma parede do vaso, a uma altura que permita ser alcançada sem muito esforço, apenas ao esticar o braço. 4. Porta-toalha de banho: deve ficar perto do box, para facilitar na hora de sair do banho, na altura e na parede que você julgar mais adequadas.

No box, o ideal é que a saboneteira de parede fique distante do jato do chuveiro, pois, caso contrário, seu sabonete ficará encharcado.

Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.

Altura padrão dos pontos de esgoto
Pia de banheiro: 0,50m a 0,60m do piso. Ralo do chuveiro: geralmente fica centralizado no box, mas pode ser linear ou ficar em qualquer posição desde que o piso tenha o caimento adequado para escoar a água.

Ponto de água: vai ser o ponto que vai alimentar a sua máquina com água, é um ponto separado para ela. Ponto de esgoto: é por ele que vai sair toda a água utilizada e se junta com o resto do esgoto e vai para a rede de esgoto geral.

O bidê serve para lavar as partes íntimas, assim como os pés. É uma ferramenta simples de usar e muito higiênica. Desta forma, sempre que usar o sanitário para urinar ou fazer outras necessidades, poderá lavar-se no bidê, que fica geralmente ao lado do vaso. Também é muito útil para os dias da menstruação feminina.

1. Box para banheiro pequeno com porta de correr
O box com porta de correr, que desliza lateralmente por um trilho, é mais indicado para banheiros pequenos do que box com porta de abrir. No entanto, é preciso atenção para esse detalhe: o vão de entrada do box deve ter pelo menos 1,10 m para essa escolha ser a ideal.

Sendo assim, saiba que a distância do vaso sanitário da parede até tubulação de esgoto deve ser de cerca de 30 cm. No caso de uma parede inacabada, por exemplo, a medida pode ser de cerca de 32 cm.

60 cm

Porta: a medida padrão é de 60 cm de abertura, mas é preciso atenção para residências com cadeirantes. Nestes casos, a largura da porta deve ser de 80 cm. Se o espaço for menor que isso, prefira as portas de correr que não ocupam espaço.