Onde Deus anima Josué?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Josué já havia testemunhado grandes escapes que Deus dera ao povo no deserto, conduzido por Moisés. Josué havia sido uma testemunha de todas aquelas dificuldades, lá no deserto.

O Senhor fala a Josué — Ordena-se que ele seja corajoso, que medite sobre a lei e que guarde os mandamentos — Josué prepara Israel para entrar em Canaã.

No versículo de Josué 1:9, Deus pede para Josué se esforçar, Ele disse que o ajudaria: Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Josué foi um “bom pastor” ao se dedicar ao cuidado do povo que Deus lhe confiou. Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor.

Observe que, nesse versículo, o Senhor disse a Josué para ser forte e corajoso e não corajoso e forte. O Senhor destacou a importância da força. Uma pessoa precisa ter força para ser corajosa, e a força, nesse caso, não tem nada a ver com músculos, intelecto da mente, entre outros fatores.

O tema central do livro de Josué é a conquista e o estabelecimento do povo de Israel na Terra Prometida sob a liderança de Josué. A narrativa demonstra o poder e a fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas e a importância da obediência e da fé por parte do povo de Israel.

Josué orou: “ Sol detem-te em Gibeon e tu ò Lua, no vale de Aijalon”. É uma ordem da parte de Deus, porque a Igreja não tem condições de dar ordem alguma, mas ela no propósito de Deus, a oração dela é no projeto de Deus, usando-a, preparando-a para a passagem pelo caminho, para a terra de Canaã.

Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Seja corajoso e anime-se!

Significado: Forma aportuguesada do nome hebraico Yehoshua, que significa "Deus é a salvação". Personalidade: Josué de Castro, médico e geógrafo brasileiro, foi estudioso da questão da fome e influenciou a geração de artistas do movimento Mangue Beat.

Jesus nos ensina a trilhar por outro caminho. No fim Ele diz: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Em Mateus, capítulo 17, verso 7, está escrito assim: "Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais". "Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.