Onde descartar o papel toalha?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Este é o caso do papel toalha que, depois de usado, vai para o cesto do lixo orgânico. A explicação para não ter mais dúvida e escolher o lixo orgânico da próxima vez que for descartar uma folha de papel toalha, está na composição do item. É que depois de molhado o papel toalha perde as propriedades de ser reciclado.

O lixo seco é basicamente dividido entre papéis, metais, plásticos e vidros. Por exemplo: garrafas PET, embalagens de vidro, latas de alumínio, caixas secas de papelão e mesmo materiais misturados, como as lâminas de barbear, que contêm plástico e metal.

Embora esse material não possa entrar no ciclo da reciclagem, o papel toalha pode ser usado na compostagem e também na criação de cobertura morta, uma prática bastante comum na jardinagem e na agricultura, usada para proteger o solo.

Quais são os materiais não recicláveis? Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

O processo de reciclagem é muito trabalhoso e a maioria dos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem dos tecidos. Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.

O que fazer com papéis, plásticos, palitos e fitas
Já papel celofane, plastificado ou carbono são rejeitos, então, devem ser colocados no lixo orgânico. O mesmo vale para papel toalha e guardanapo sujos, palito de fósforo, de dentes, de picolé, fita crepe, durex e isolante. Tudo vai para o lixo orgânico.

Se ele estiver sido danificado na lavagem você pode descartar o travesseiro sem agredir o meio ambiente. Depois cheque pela etiqueta do travesseiro se ele pode ser lavado. Na hora de lavar uma dica é substituir o amaciante convencional por vinagre, que é mais sustentável e deixará seu travesseiro mais macio.

Por quê? Alguns tipos de papeis não são recicláveis, pois contém compostos tóxicos, sujidades ou elementos proibitivos, como redutores de permeabilidade, por exemplo. Essas características tornam esse material contaminante durante o processo de reciclagem.

Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), papel reciclado é aquele feito somente com fibras secundárias, ou seja, que já foram utilizadas pelo menos uma vez.

No papel branco a massa é composta por celulose 100% virgem. Para o papel reciclado é necessário que a massa seja composta 50% de fibra virgem e 50% de reciclada. Apenas a metade da fibra reciclada é originada de material selecionado, como caixas, jornais e revistas.

Jamais jogue roupas no lixo! Agora vamos te mostrar várias possibilidades do que fazer com as roupas que não usa mais, mas antes de tudo, a primeira coisa a fazer é dar uma limpa no seu armário. Separe as peças que ainda estão em condições de uso e aquelas que estão muito desgastadas.

Uma vez que são altamente contagiosos quando são descartados em locais inapropriados, é fundamental que se busque o devido descarte destes resíduos. Lixos como papel higiênico, lenços usados e guardanapo são considerados lixos úmidos e devem receber sua destinação como tal.

Como dissemos, o isopor é um material plástico – e deve ser separado junto com o lixo reciclável.

De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.

A indústria de papel toalha faz uso de fibras de celulose para a fabricação do papel; a celulose é um polissacarídeo extraído da madeira, que deve passar por um processo de branqueamento antes de ser colocada na máquina que a indústria de papel toalha utiliza para produzir o papel.

O processo de decomposição natural do papel dura de quatro a seis meses, período em que o material fica acumulado e causando diversos prejuízos ambientais.

PAPEL E PAPELÃO VÃO PARA LIXEIRA AZUL
Quando existem lixeiras diferentes para todos os tipos de resíduos, papel e papelão devem ir para a lixeira de cor azul.

Apesar de ser reciclável, os produtos reciclados a partir do papel térmico aumentam a exposição humana ao bisfenol. Dessa forma, o ideal é evitar usar esse tipo de papel e, quando não for possível evitar sua impressão, o descarte deve ser feito no lixo comum.

Papel: As lixeiras recicláveis azuis têm a função de arrecadar todo o material de papel. Nelas podem ser descartados papéis de impressão, papéis de presente, livros e listas telefônicas, folhas de cadernos, caixas de papelão, cartolinas, papel cartão, jornais, etc.

Segundo o especialista, a validade das toalhas está diretamente relacionada à frequência de utilização, assim como às lavagens regulares. “Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos no máximo” afirma Previero.