Onde descartar móveis velhos em Salvador?

Perguntado por: abelem3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Em Salvador, há dois locais para descarte gratuito desses materiais, os chamados ecopontos. Um deles funciona desde 2014 na Rua Wanderley Pinho, no Itaigara. Já o segundo foi instalado recentemente pela Limpurb na Rua Alto do Abaeté, em frente à sede do bloco afro Malê Debalê, em Itapuã.

O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico. Mas se na sua cidade você não souber de nenhum estabelecimento, uma boa alternativa é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado. Seja na lixeira do seu prédio, ou no dia da coleta seletiva do seu bairro.

A Ecoassist oferece o serviço de coleta de sofás e outros resíduos em todo território brasileiro. Além disso, enviamos o material para receber o tratamento adequado e fornecemos um Certificado de Descarte Ecológico.

Como descartar ou doar um móvel velho?

  • 1- Endereços oficiais. As prefeituras de cada cidade costumam ter serviços de descarte gratuitos, com caminhões que passam ao longo dos bairros para recolher os móveis mais velhos. ...
  • 2 – Empresas privadas. ...
  • 3 – Organizações não-governamentais. ...
  • 4 – Outra ideia é o site Ecycle.

Apesar da existência de pontos de coleta da prefeitura, o descarte de sofás grandes pode ser inviável para pessoas que não dispõem de veículos especializados. Por isso, a melhor opção é chamar uma prestadora de serviço como a Ecoassist para realizar o gerenciamento de resíduos sólidos.

Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.

Cada cidade costuma oferecer, pela própria prefeitura, serviços gratuitos de coleta e pontos de descarte. Em São Paulo, por exemplo, existe a 'Operação Cata-Bagulho', também há ecopontos até onde você mesmo pode levar o que precisa.

Você também pode levar seu aparelho de volta para as lojas que vendem e nas operadoras, pois ambas recebem o produto. Também existem empresas especializadas em coleta de celulares e aparelhos eletrônicos. Elas funcionam por meio de orçamentos de acordo com sua localidade e quantidade de ítens a serem descartados.

Se não é possível doar a geladeira velha, o descarte mais sustentável e correto é encaminhar o equipamento para uma cooperativa de reciclagem ou aterros preparados para receber esse tipo de material.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

- Central Telefônica 156.

Para solicitar o recolhimento desses materiais, o munícipe deve realizar um agendamento prévio através dos números: 4239-1700/4239-1784.

A Cata-Treco recolhe móveis velhos (sofás, colchões, armários etc.), eletrodomésticos, eletroeletrônicos sem uso e demais artigos recicláveis, como embalagens plásticas, papelão, vidro e metais em geral.

Em casos de objetos em boas condições de uso, o proprietário poderá escolher fazer a doação de móveis usados para uma instituição parceira da Ecoassist, ou qualquer outro beneficiário de sua escolha.

Atenção: O cata treco não recolhe entulhos, lixo doméstico, animais mortos e lixo hospitalar.

O descarte irregular de móveis usados é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 14 mil em caso de flagrante. Destinar móveis sem uso para reuso ou reciclagem é fácil e barato.