Onde descartar extintor carro?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.

1 - Extintor de incêndio vencido
Caso contrário, há risco de ser autuado por infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel para regularização.

E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas. Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa. Apesar disso, motoristas que optarem por ter um extintor veicular no interior de seus automóveis devem seguir as normas ditadas pela resolução nº 919 de 28 de março de 2022 do Contran, que entrou em vigor em 1º de abril de 2022.

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.

Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.

À época, o Contran justificou essa decisão com um estudo que mostrava a baixa incidência de incêndios em relação ao volume total de acidentes com veículos – e um número menor ainda de pessoas que diziam ter usado o extintor nessas ocasiões.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os extintores de incêndio devem ser encaminhados a empresas credenciadas para que seja feito o descarte de forma correta, pois eles podem reutilizá-los ou vendê-los como ferro velho.

O extintor para carros deixou de ser obrigatório desde a Resolução 556/15 do Contran, que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns, como automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Os extintores devem ser instalados em locais em que o acesso ao mesmo não seja bloqueado pelo fogo e devem ser devidamente sinalizados de forma a facilitar ao máximo a sua identificação pelo usuário. Também, não devem ficar em locais abertos que recebam ações de intempéries como o sol, chuva, vento, etc.

O recomendado, segundo estimativas, é que os extintores que possuam água ou pó químico como agentes, devem ser recarregados a cada doze meses. Os que têm gás carbônico, deve ser avaliado a cada seis meses.

Segundo o órgão, que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns, como automóveis, utilitários, camionetes e triciclos de cabine fechada, o uso desse equipamento de segurança passou a ser facultativo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também não aponta o extintor de incêndio como item obrigatório para veículos.

Se você deseja vender extintor de incêndio usado, a CS Extintores compra o seu produto. Caso você possua extintores de incêndio usados, ou está fechando seu estabelecimento, nós compramos seus extintores de incêndio. Avaliamos com o melhor preço do mercado e iremos retirá-los em seu local!

Use o extintor na posição vertical, nunca deitado ou, por exemplo, de cabeça para baixo.